Perguntas Frequentes - Avenças de Residentes 24H Bonificadas

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  • 1. O que são as Avenças de Residentes 24h Bonificadas?

    A CML e a Empark celebraram um protocolo que prevê que quem tiver um dístico de residente da EMEL pode devolvê-lo para celebrar um contrato de avença num parque de estacionamento da Empark a preços reduzidos.
  • 2. Onde se aplica?

    Aplica-se aos parques da Empark da zona da residência ou qualquer uma das zonas adjacentes (mesmo que o cliente não a tenha escolhido como 2ª zona) e desde que existam lugares de estacionamento disponíveis nos parques.
  • 3. Como se processa, em termos gerais?

    O dístico de residente é anulado e a EMEL emite uma declaração que é enviada para o email do residente. O residente depois pode levar esta declaração ao parque da Empark e apresentá-la para celebrar o contrato de avença. Por motivo de proteção de dados, a EMEL não envia informação dos seus clientes diretamente à Empark.
  • 4. O que é a fase inicial de pré-reservas?

    A fase inicial de pré-reservas existiu apenas no momento de lançamento e divulgação inicial das Avenças. Esta fase encontra-se atualmente concluída.

  • 5. Depois do dístico estar anulado o residente tem de ir logo à Empark para não pagar estacionamento?

    Embora o dístico já esteja anulado, a EMEL dá uma tolerância de uma semana para o residente ter tempo suficiente para se deslocar à Empark para celebrar o contrato de avença. Durante essa semana, para todos os efeitos, o residente pode continuar a estacionar gratuitamente na zona da sua residência.
  • 6. Quais são os parques da Empark?

    O site da EMEL tem uma lista com os parques indicados pela Empark, localização, valores e capacidade. Ao fazer a pré-reserva no site da EMEL são-lhe automaticamente indicados os parques da zona da sua residência, ou a sua inexistência, dependendo da localização.
  • 7. O que é que a EMEL tem de validar?

    Na fase da pré-reserva, a EMEL valida se há lugares disponíveis nos parques para todos os interessados. Se houver, a EMEL envia email ao residente para que confirme se pretende mesmo optar pela avença e pela consequente anulação do dístico de residente. Se o residente confirmar o interesse, a EMEL anula o dístico e envia-lhe o email que deve apresentar no parque da Empark. 

  • 8. Porque não é tudo tratado diretamente na EMEL ou na Empark?

    Os dados pessoais dos clientes da EMEL não podem ser transmitidos à Empark nem à CML.
  • 9. O dístico tem de ser entregue para ser anulado?

    O dístico é anulado no sistema informático da EMEL, mas o residente deve entregar o dístico fisicamente no parque da Empark, que depois será devolvido pela EMEL. Note-se que o dístico é anulado independentemente da sua devolução física, que é só uma cautela extra. A não devolução do dístico não impede que o mesmo já esteja anulado (a pedido do residente) e que a fiscalização atue.
  • 10. E se houver mais do que um parque na zona do residente?

    Se houver mais do que um parque da Empark na área do residente, este pode escolher os que mais lhe interessam, ordenando-os por ordem de preferência. No entanto, só poderá celebrar uma avença.
  • 11. O que acontece se o residente não quiser confirmar a pré-reserva?

    Se o residente não confirmar a sua pré-reserva no prazo indicado no email da EMEL (porque, por exemplo, mudou de ideias), o pedido fica sem efeito e o dístico de residente continua válido, em termos normais.  
  • 12. E se o residente confirmar a pré-reserva mas depois mudar de ideias?

    Se o cliente confirmar a pré-reserva no prazo indicado e, depois do dístico estar anulado, optar por afinal não celebrar a avença com a Empark, tem de pedir um novo dístico pois o anterior já tinha sido anulado a pedido do próprio.
  • 13. Quais são as condições das avenças da Empark?

    O valor da avença mensal, as condições dos contratos e a quantidade de lugares disponíveis em cada parque são definidos pela Empark.

    A avença tem validade anual, e é paga mensalmente à Empark, não à EMEL.

    A falta de pagamento da avença implica a sua anulação.
  • 14. O cliente pode pedir um dístico de residente depois de ter a avença?

    Enquanto se mantiver válido o contrato de avença, a EMEL não pode emitir dístico de residente para o veículo a que diz respeito.
  • 15. Como é que a EMEL sabe se a avença continua válida?

    A Empark informa mensalmente a EMEL sobre as matrículas dos veículos dos clientes com avença válidas, para que a EMEL possa verificar se o cliente pode ou não voltar a pedir dístico de residente.
  • 16. O residente que nunca teve dístico pode candidatar-se a uma avença?

    O procedimento acima indicado é aplicável, com as necessárias adaptações, a quem for residente mas, por algum motivo, nunca tiver feito um pedido de dístico de residente (ex: o residente tem uma garagem).

    Neste caso, o residente pode ir ao site da EMEL, e fazer o registo de residente, indicando o seu veículo, como se fosse mesmo pedir um dístico. No entanto, porque não faria sentido emitir um dístico para depois o anular logo de seguida, a EMEL emite apenas uma declaração que diz que se trata de um residente sem dístico atribuído. Esta é a declaração que o cliente pode levar à Empark para celebrar a avença.