Bairros Históricos

Prioridade às Pessoas protegendo a História

O centro de controlo operacional da EMEL assegura remotamente, 24 horas por dia e 365 dias por ano, todos os acessos aos Bairros Historicos.

O aumento da circulação automóvel em Lisboa nos últimos anos assumiu especial relevância nos Bairros Históricos. As características geográficas e demográficas destes bairros contribuíram para o perpetuar de estacionamento desordenado de veículos, comprometendo a segurança dos residentes, dos comerciantes locais e dos visitantes. A segurança no acesso a este locais, sobretudo no que respeita à pronta acessibilidade de veículos de socorro em caso de sinistro é uma das grandes preocupações.

No sentido de encontrar uma solução para estes problemas, a EMEL procedeu ao condicionamento do trânsito em algumas das zonas mais emblemáticas de Lisboa.

Bairro Alto, em Alfama, em Santa Catarina/Bica e Castelo, são zonas históricas que se pretende manter conservada e onde se torna possível circular a pé e beneficiar do melhor que estas zonas têm para oferecer.

Miradouros, monumentos, lojas históricas e edifícios mais antigos precisam de se manter conservados.

Para garantir os níveis de segurança pretendidos e a eficaz gestão de acessos e estacionamento, o condicionamento do acesso e do estacionamento, implicou a adoção de medidas de restrição e redução da circulação automóvel, dando origem às Zonas de Acesso Automóvel Condicionado.

O principal objetivo desta medida é proporcionar o aumento das condições de segurança, bem como a requalificação urbana destes Bairros, através da regulação do acesso, da criação de estacionamento e do desenvolvimento de projetos que devolvam as ruas dos Bairros históricos às pessoas.