Chamar a atenção para a necessidade de mudar comportamentos
Semana Europeia da Mobilidade
Semana Europeia da Mobilidade
Todos os anos, entre 16 e 22 de setembro, assinala-se a Semana Europeia da Mobilidade, com o objetivo de alertar os cidadãos para a necessidade de promover mudanças comportamentais a favor da mobilidade sustentável, da utilização de transportes públicos e de outros meios de mobilidade suave, menos poluentes e mais amigas das cidades, dos seus habitantes e visitantes.
A Semana Europeia da Mobilidade (SEM) culmina no Dia Europeu Sem Carros (22 de setembro), dedicado em especial ao debate sobre a necessidade de reduzir o uso do automóvel particular.
Este é um evento promovido pela Comissão Europeia e Lisboa tem participado ativamente ao longo das suas 20 edições com diferentes ações e iniciativas, muitas delas promovidas e desenvolvidas pela EMEL.
Semana Europeia da Mobilidade 2022
"Melhores Ligações” é o mote da edição deste ano, aludindo ao desejo de nos voltarmos a aproximar após os meses de isolamento e restrições impostas pela pandemia.
O tema remete igualmente para a utilização de transportes públicos que, juntamente com os novos meios de mobilidade suave, são a melhor forma de ligar pessoas na cidade, protegendo o ambiente e promovendo uma mobilidade urbana mais sustentável.
Vídeo da Semana Europeia da Mobilidade: Melhores Ligações
A EMEL na Semana Europeia da Mobilidade
Enquanto Empresa de Estacionamento e Mobilidade de Lisboa, a EMEL associa-se à 21ª edição da SEM com uma série de iniciativas que visam promover a mobilidade suave.
O Dia Europeu Sem Carros assinala-se a 22 de setembro e pretende sensibilizar os cidadãos para a necessidade de redução do tráfego rodoviário dentro das cidades, nomeadamente do uso do automóvel particular.
A roda já foi inventada. Use duas e reinvente a mobilidade. É com este repto que a EMEL assinala o Dia Europeu Sem Carros 2022. São cada vez mais as ciclovias que convidam a deixar o automóvel e a optar pela mobilidade suave. São cada vez mais as estações da rede GIRA, o serviço público de bicicletas partilhadas de Lisboa, que oferecem um meio alternativo de transporte na cidade, rápido e económico. São cada vez mais as soluções pensadas e desenvolvidas, como os Biciparks, para que Lisboa possa ser vivida e percorrida em duas rodas.
A edição de hoje do Diário de Notícias oferece-lhe um mapa ciclável da cidade de Lisboa, que também pode ser descarregado aqui.