Semana Europeia da Mobilidade

É importante sensibilizar os cidadãos

Com o intuito de sensibilizar os cidadãos para os temas da mobilidade sustentável, realiza-se anualmente a Semana Europeia da Mobilidade entre os dias 16 e 22 de setembro. Durante esta semana, com o objetivo de promover um debate alargado sobre a necessidade da mudança de comportamentos, em particular no que toca à utilização do automóvel individual, realizam-se atividades dedicadas à mobilidade sustentável.

Desde a primeira edição em 2000 (Na altura centrada no Dia Europeu sem Carros), Lisboa tem participado ativamente com diferentes ações e iniciativas, que em parte são desenvolvidas e promovidas pela EMEL.

Semana Europeia da Mobilidade 2020:



Ações permanentes da EMEL para sensibilizar e melhorar a mobilidade

Para além dos carros dos residentes, entram em Lisboa 370 mil carros todos os dias, o que em termos figurativos representa uma fila compacta de carros que vai de Lisboa a Paris. Provocam trânsito, poluição e enormes dificuldades no estacionamento. Fisicamente não há espaço para todos e é necessário promover alternativas e sensibilizar para a mudança de hábitos.

Esta é uma realidade em Lisboa, mas também na generalidade das grandes cidades, onde têm vindo a ser promovidas alterações de comportamentos, que cada vez mais privilegiam soluções alterativas de mobilidade.

No caso de Lisboa, para além de apostar em programas de sensibilização, a EMEL está a implementar a rede de bicicletas partilhadas Gira, a construir e melhorar a mobilidade suave de pessoas e a implementar soluções de estacionamento que tanto quanto possível estejam integradas com transportes públicos.

Para mais detalhes: