Semana Europeia da Mobilidade

Está nas nossas mãos mudar comportamentos por um futuro melhor!



A EMEL está na Semana Europeia da Mobilidade

Enquanto Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa, a EMEL associa-se à 23.ª edição da Semana Europeia da Mobilidade (SEM), este ano com foco no Espaço Público Partilhado, com uma série de iniciativas com vista à promoção da mobilidade suave, por uma cidade cada vez mais verde, equilibrada, sustentável e acessível a todos. Sob o mote "Está nas nossas mãos!", vamos mostrar que pequenas mudanças nas nossas escolhas diárias podem ter um grande impacto na mobilidade de Lisboa.

E porque na EMEL todas as semanas são de mobilidade, não faltam exemplos no último ano de como a mudança "Está nas nossas mãos”. A partir da inauguração da ponte sobre o rio Trancão, em 2023, passámos em 2024, à inauguração dos novos Parques Navegante, à abertura de mais estações GIRA, requalificação do espaço público na Avenida das Forças Armadas e Lumiar, construção do novo parque de estacionamento do Bahuto, em Campo de Ourique, novas ciclovias na Avenida Alvaro PaisAmeixoeira e Zona Ribeirinha, inicio da construção da ponte ciclo-pedonal da Av. Gago Coutinho, o icónico funicular da Graça, ou o crescimento da frota de bicicletas partilhadas, não faltam exemplos de que para a EMEL o futuro é hoje.

Saiba onde vamos estar:



Superquarteirão - Há mais bairro no jardim

14 a 22 de setembro

 

O Jardim da Parada, em Campo de Ourique, transforma-se num espaço futurista onde não há limites à imaginação. O trânsito desaparece dos arruamentos circundantes e a cidade é devolvida às pessoas neste bairro dentro do bairro. Junte a família e venha conhecer os segredos de uma mobilidade segura com as atividades pedagógicas do Pela Cidade Fora. Não faltarão momentos de alegria e aprendizagem, a que se somam jogos tradicionais, workshops, demonstrações de skate, concertos, cinema e muito mais.


Mexe-te Pela Tua Cidade!

18 de setembro, das 9h30 à 12h30

 

A EMEL está com o Pela Cidade Fora no Mexe-te Pela Tua Cidade. Evento que devolve o espaço urbano às pessoas. A envolvente à Escola Básica de Sto. Amaro é encerrada ao trânsito automóvel e reservada aos modos suaves de mobilidade. Uma verdadeira aventura da nova mobilidade. Atividade em âmbito escolar.

Mexe-te Pela Tua Cidade!

20 de setembro, das 9h30 às 12h30


A EMEL continua com o Pela Cidade Fora no Mexe-te Pela Tua Cidade, desta feita na envolvente da Escola Básica Prof. Manuel Sérgio, encerrada ao trânsito automóvel e reservada ao uso de modos suaves. Uma manhã bem divertida e didática. Não faltarão passeios de bicicleta, jogos e atividades. Atividade em âmbito escolar.


Superquarteirão - Há mais bairro no jardim
21 e 22 de setembro

 

A GIRA junta-se ao Pela Cidade Fora neste bairro dentro do bairro. Celebre o 7.º aniversário da GIRA todo o fim-de-semana em ruas sem trânsito, só reservadas aos meios suaves. Não faltarão surpresas, brindes e muita animação. Salte do sofá, junte a família e toca a girar. Todos fazemos falta no pelotão da nova mobilidade. Está nas nossas mãos!

Arroios Moov 

22 de setembro, das 10h às 19h

 

A EMEL está no Arroios Moov, evento que promete devolver aos peões, no Dia Europeu Sem Carros, a Alameda D. Afonso Henriques e parte da Av. Almirante Reis. São muitas as atividades programadas. De aulas de tai-chi a demonstrações de dança, parkour ou capoeira, passando pelas atividades do Pela Cidade Fora, a energia do stand EMEL-GIRA, ou o espaço dedicado aos animais de companhia e os concertos para toda a família, uma coisa é certa, não faltarão motivos para adotar novas formas de mobilidade suave.


Lumiar Ativo - Uma manhã diferente!
22 de setembro, das 10h às 13h

As ruas Prof. Fernando da Fonseca, Francisco Stromp e António Stromp, no Lumiar, estão reservadas toda a manhã aos apaixonados da nova mobilidade. Sob o lema "Uma manhã diferente no Lumiar!”, esta é a oportunidade que esperava para desfrutar de espaços normalmente reservados aos automóveis. Atividades ligadas à nova mobilidade, desporto, dança, jogos e muito mais, são muitas as razões para tornar esta manhã inesquecível. Apareça no nosso stand. Junte-se à EMEL e ao Pela Cidade Fora nesta viagem. Está nas nossas mãos construir um futuro ambientalmente sustentável.


 Acompanhe as iniciativas nas nossas redes sociais @emel_mobilidade 
 
Semana Europeia da Mobilidade 2024 
"Espaço Público Partilhado” é o mote da edição deste ano, aludindo à necessidade de conjugar aspetos tão diversos como meios de transporte, atividades desportivas, lazer, trabalho, mobilidade e segurança rodoviária. Tudo de modo a garantir maior equidade social e um ambiente urbano equilibrado e sustentável. Uma urbanidade onde todos têm lugar.

 

O tema remete igualmente para a consciencialização para as implicações que a escolha individual de transporte tem para os outros, para o ambiente e, simultaneamente, para o futuro do planeta. 

 

Vídeo da Semana Europeia da Mobilidade: Espaço Público Partilhado



Tem lugar anualmente, entre 16 e 22 de setembro, a Semana Europeia da Mobilidade, com o objetivo de alertar os cidadãos para a necessidade de promover mudanças comportamentais a favor de uma mobilidade mais sustentável, incentivando a utilização da bicicleta e dos transportes públicos. Meios de transporte bem menos poluentes e mais amigos das cidades e dos que nelas circulam do que o automóvel.

Um objetivo que muito diz à EMEL, há muito empenhada em melhorar a qualidade de vida na cidade de Lisboa, transformando-a num local mais equilibrado e acessível a todos, através do desenvolvimento de ações de sensibilização e da introdução de soluções inovadoras de mobilidade verde, bem como de uma gestão eficiente do estacionamento e iniciativas educativas, tecnológicas e colaborativas.

A Semana Europeia da Mobilidade (SEM) culmina no Dia Europeu Sem Carros (22 de setembro), dedicado, em especial, ao debate sobre a necessidade de reduzir o uso do automóvel particular. Este é um evento promovido pela Comissão Europeia. Lisboa tem participado ativamente em todas as edições com diferentes ações e iniciativas, muitas delas promovidas e desenvolvidas pela EMEL.