Dístico de Família Numerosa

O Dístico de Família Numerosa é um produto associado ao(s) dístico(s) de residente, que permite que todos os veículos do mesmo agregado familiar tenham acesso a um lugar de estacionamento reservado e devidamente sinalizado.


O que é?

As famílias numerosas que residam numa zona EMEL podem pedir a atribuição de um lugar de estacionamento reservado junto das suas respetivas residências.

As famílias numerosas são agregados familiares pelo menos 3 menores de 18 anos. Destes três menores, um tem de ter menos de 2 anos de idade. A família não pode ter garagem no raio de 150 metros desde a sua residência.


Quem pode pedir?

A emissão de um dístico de família numerosa implica a existência prévia de um dístico de residente. Não pode haver mais de três dísticos de residente por morada.

Só pode ser atribuído um dístico de família numerosa por morada, mas quando este é validado todos os veículos com dístico de residente do mesmo agregado passam automaticamente a poder utilizar o lugar de estacionamento reservado.


Quem pode usar?

O lugar de estacionamento reservado para a família numerosa pode ser utilizado por todos os veículos com dístico de residente registados na morada.


Onde?

O lugar fica sinalizado com o sinal de parque de estacionamento reservado o mais próximo possível da residência da família numerosa.


Como pedir?

1. Faça login ou registe-se em meuperfilemel.pt
2. Selecione a opção Dísticos.
3. Se já tem Dístico de Residente: Selecione a opção Dístico de Família Numerosa e preencha o formulário.
4. Se ainda não tem Dístico de Residente: Selecione a opção Residente e preencha o formulário. Aguarde pela validação do seu Dístico de Residente e depois volte ao ponto 3.


Documentos necessários (Frente e Verso):

1. Comprovativo de família numerosa - Obtido de forma rápida e gratuita no portaldasfinancas.gov.pt, escrevendo "Certidão Agregado Familiar” na barra de pesquisas.

2. Comprovativo da idade dos 3 menores (ex: cartão do cidadão dos menores).

3. Planta ou fotografia que identifique local pretendido para lugar de estacionamento reservado (presume-se que seja o mais próximo possível da porta de entrada da residência) - opcional.





Para mais infomação consulte Perguntas Frequentes.