Projectos

A EMEL, no âmbito das competências que lhe foram delegadas pela Autarquia, tem participado activamente em vários projectos multidisciplinares de investigação, desenvolvimento e inovação, em parceria com instituições nacionais e estrangeiras. Este é um elemento essencial para o desenvolvimento e competitividade da empresa no mercado, capacitando-a para futuros desafios, divulgando as suas competências e potenciando experiências.

A EMEL dispõe de recursos humanos qualificados, meios operacionais e dos equipamentos técnicos necessários ao desenvolvimento de projectos multidisciplinares. Do nosso portfólio, fazem parte projectos de âmbito europeu, nas áreas dos transportes, mobilidade e cidades sustentáveis. Adicionalmente, a empresa tem promovido candidaturas a Fundos Estruturais e de Investimento Europeu, nomeadamente o FEDER.
 

Projectos onde a EMEL está envolvida:
logo FREVUE

FREVUE - FReight Electric Vehicles in Urban Europe

O projecto FREVUE envolve um consórcio com Autoridades, Indústria e Universidades de 8 Estados Membros da União Europeia, que pretende demonstrar soluções logísticas com a aplicação do veículo eléctrico para optimização da eficiência logística urbana e para a melhoraria da gestão do fluxo de transporte e redução do impacto ambiental em áreas urbanas.
Parque Chão Loureiro

Apoio UE Parque Chão do Loureiro

Iniciativa de promoção da mobilidade sustentável, conjugando percursos pedonais com a implementação de um parque de estacionamento multifuncional integrado numa vasta operação de requalificação urbana que favorece a intermodalidade e a libertação do espaço público, assim como favorece significativamente as condições de acessibilidade à parte alta da cidade de Lisboa, criando sinergias e valorização patrimonial dos bairros históricos do Castelo e da Sé.
Reordenamento Cais do Sodré e Corpo Santo

Apoio UE ao reordenamento CAIS DO SODRÉ E CORPO SANTO

CAIS DO SODRÉ E CORPO SANTO Requalificação do Espaço Público é feita com o apoio de Fundos Europeus
logo straightsol

STRAIGHTSOL - STRAtegies and measures for smarter urban freIGHT SOLutions

O projecto STRAIGHTSOL conta com a participação de 13 parceiros europeus ligados a universidades, empresas e cidades de países como Espanha, Bélgica, Grécia e Reino Unido, que juntamente com Portugal, irão reunir esforços para a criação de novas ferramentas essenciais para a melhoria da logística e gestão da mobilidade urbana.

Pro-E-Bike - Promoting Electric Bike Delivery

O projeto PRO-E-BIKE promove a utilização de veículos mais limpos e eficientes – as bicicletas e as scooters elétricas (comummente chamadas ‘E-bikes’) – para a entrega de mercadorias e transporte de passageiros entre organismos públicos, tais como empresas de distribuição de mercadorias, administração pública e cidadãos em áreas urbanas europeias, como uma alternativa aos veículos movidos a combustíveis convencionais. As ações do projeto estão direcionadas para a captação de mercado das E-bikes e para promover as políticas que estimulem a utilização das mesmas como meio de transporte urbano. Desta forma, o projeto PRO-E-BIKE tem como objetivo a mudança de comportamento de grupos-alvo nas áreas urbanas manifestando-se na sua decisão de substituir os veículos movidos a combustíveis convencionais por E-bikes. Os pilotos entre os grupos-alvo irão não só ajudar a alcançar os objetivos do projeto, como também irão permitir a demonstração dos efeitos mensuráveis em termos de redução das emissões de CO2 e poupanças energéticas pela inclusão das E-bikes nos meios de transporte urbano. Globalmente, esperamos que com as ações previstas pelo PRO-E-BIKE, haja uma mudança no transporte de mercadorias dos veículos convencionais para as E-bikes e, desta forma, não só reduzir o ruído e a poluição local nas áreas urbanas, mas também reduzir o congestionamento, poupar energia e criar novas oportunidades de mercado para a economia local.
Proposta de Dístico para pessoas com deficiência na EU

SIMON - Assisted Mobility for Older and Impaired Users

No seguimento da constituição do grupo interno de trabalho “EMEL Mobilidade Reduzida”, o qual tem como um dos seus objectivos desenvolver candidaturas, no quadro europeu, na área da mobilidade reduzida e responsabilidade social, a EMEL recebeu um convite do Grupo ETRA (ES) para apresentação de candidatura no âmbito do 7º Programa Quadro de apoio da Comissão Europeia (FP7), ao convite,for health, ageing well and inclusion, - Assisted mobility/navigation for older or impaired users.
logo DOROTHY

DOROTHY - Development Of RegiOnal clusTers for research and implementation of environmental friendly urban logistics

O DOROTHY é um projecto co-financiado no âmbito do Sétimo Programa-Quadro de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (7.º PQ), na área da logística urbana, com o objectivo de desenvolver o potencial de investigação e inovação em 4 regiões europeias Toscânia, Valência, Lisboa e Vale do Tejo e Oltenia.
logo EVUE

EVUE - Electric Vehicles in Urban Europe

O projecto EVUE tem como objectivo desenvolver estratégias integradas para a promoção da utilização de veículos eléctricos em meio urbano, através de iniciativas para encorajar a utilização destes veículos pelos cidadãos, empresas e entidades públicas, como contributo para as estratégias europeias de qualidade do ar, de transportes, de mobilidade, de atractividade e competitividade urbanas.