EMEL Premiada

Requalificação do Campo das Cebolas conquista Prémio Secil Arquitetura

O Prémio Secil Arquitetura 2024 foi atribuído à requalificação do Campo das Cebolas, em Lisboa, da autoria do arquiteto Carrilho da Graça.

O Parque de Estacionamento EMEL do Campo das Cebolas, bem como a transformação do espaço público envolvente, constituem um conjunto nobre que se abre ao mar e à cidade. A convivência entre o passado e o presente da cidade está presente em toda a obra, tornando-a muito especial.

O júri reconheceu a "inovação no domínio público" das Portas do Mar (projeto do Campo das Cebolas). Esta é a segunda vez que João Luís Carrilho da Graça conquista este importante galardão. A primeira vez que o conquistara foi em 1994, com o projeto para a Escola Superior de Comunicação Social também na capital. O Portas do Mar conta ainda com o trabalho de arquitetura paisagista de Victor Beiramar Diniz.

Hoje com uma nova função, é possível ver no Campo das Cebolas os sedimentos de muitas construções anteriormente escondidas, tais como um cais, sucessivamente reconstruído ao longo de mais de dois séculos, uma escadaria, que hoje serve de acesso ao espaço de estacionamento, e uma muralha que nos conta como o rio já se encontrou bem mais próximo de terra do que atualmente.

A obra, concluída em 2018, requalifica "um espaço urbano público cheio de vida", propondo variadas utilizações, refere a nota divulgada, onde também é lembrado que o júri destacou "a informalidade e destreza com que se inclina a plataforma de estadia, protegendo-a da avenida Infante Dom Henrique e abrindo-a ao rio".

O Prémio Secil Arquitetura é organizado conjuntamente pela Secil (Companhia Geral de Cal e Cimento, SA) e pela Ordem dos Arquitetos.

EMEL distinguida com o Grande Prémio da APCE 2023
com a campanha "Ler dá outra Pedalada”


A campanha "Ler dá outra Pedalada” que a EMEL implementou para a Feira do Livro de Lisboa venceu o Grande Prémio APCE 2023 na categoria de Campanha Externa. A iniciativa de comunicação, que estimula a troca da utilização de carro por bicicleta para redução das emissões de carbono, viu assim a sua criatividade reconhecida entre as várias campanhas apresentadas por entidades governamentais, instituições de ensino superior, associações e ONG. "Ler dá outra Pedalada”, foi a campanha de Social Media da GIRA como Transporte Oficial da Feira do Livro de Lisboa, com o intuito de promover uma maior utilização da bicicleta numa altura em que se torna vital reduzir as emissões de carbono até 2030. A GIRA, rede de bicicletas partilhadas, insere-se na missão da EMEL enquanto agente ativo da promoção de práticas de mobilidade suave e sustentável na cidade de Lisboa. "A GIRA enquanto transporte oficial da feira do livro, inseriu-se numa estratégia de associação da marca à divulgação e fruição cultural bem como à promoção de boas práticas em matéria de saúde e bem-estar físico. Viajar de GIRA pela cidade de Lisboa é como folhear um livro e descobrir uma boa história. Este é um reconhecimento que muito nos orgulha e nos faz querer continuar a fazer mais pela cidade de Lisboa. Agradecemos à APCE a atribuição deste prémio”, refere Carlos Silva, Presidente da EMEL. A Associação Portuguesa de Comunicação de Empresa é uma referência nas áreas da Comunicação Organizacional e Relações-Públicas.Todos os anos, o Grande Prémio da APCE distingue empresas, agências de comunicação, instituições ou profissionais de diversas áreas.

 

Pode rever a campanha da EMEL aqui


EMEL vence Grande Prémio APCE 2020 com vídeo promocional da Velo-City 2021


A EMEL venceu a 7 de maio de 2020 o Grande Prémio da APCE (Associação Portuguesa de Comunicação de Empresa) com o filme de promoção do Velo-City 2021.

Em setembro de 2021 o Velo-City realizou-se em Lisboa e a EMEL, em coordenação com a CML, foi responsável pela organização.

Sob o tema "CYCLE DIVERSITY", o vídeo mostra a abrangência da utilização da bicicleta, seja em lazer, desporto, ou deslocações do dia a dia. Uma realidade cada vez mais visível graças ao crescimento da rede de bicicletas partilhadas, às novas ciclovias e ao número crescente de utilizadores de veículos a pedal clássicos e elétricos.

Veja o vídeo aqui.


International Parking Institute distingue EMEL com "Best Design of a Parking Facility with Fewer than 800 SpacesAward of Excellence: Multi-Functional Parking Facility in Historical Downtown”

Chão do Loureiro

O parque de estacionamento da Emel no Chão do Loureiro, na zona histórica de Lisboa, foi distinguido com o prémio de excelência da International Parking Institute (IPI) na categoria Best Design of a Parking Facility with Fewer than 800 Spaces. O prémio foi entregue dia 21 de Maio, no IPI Congress and Expo 2013 que se realiza em Fort Lauderdale, Florida, EUA.

O prémio distingue a multifuncionalidade do parque e o exemplo de reabilitação urbana de sucesso, com a adaptação do edifício do antigo mercado do Chão do Loureiro num parque de estacionamento com 196 lugares, moderno, multifuncional, energeticamente sustentável e plenamente integrado na paisagem urbana. No edifício estão instalados vários serviços, nomeadamente um supermercado, um piso para veículos eléctricos com 32 lugares de carregamento, um restaurante, um terraço panorâmico e painéis solares. O edifício dispõe ainda de dois elevadores panorâmicos que asseguram o acesso ao Castelo de São Jorge, um elemento de mobilidade que é destacado na atribuição do prémio.

Fundado em 1962, o IPI é a maior associação mundial de profissionais e empresas de estacionamento. O instituto existe para promover a mobilidade, o bom uso do espaço comum e o desenvolvimento profissional do sector.

International Parking Institute (IPI)


Prémio Informação de Gestão, na categoria Relação com a Comunicação Social - Emel: "Novos Tarifários de Estacionamento - comunicação da mudança"

Prémio Informação de GestãoO Grande Prémio APCE tem por missão distinguir a excelência na estratégia da comunicação organizacional, estimulando, reconhecendo e divulgando as iniciativas dos profissionais na área. Na entrega de prémios de Excelência em Comunicação 2012 promovida pela APCE, a EMEL foi a vencedora na categoria Relação com a Comunicação Social, prémio ao qual concorreu com: Comunicação de Mudança — Novos Tarifários em Lisboa.

O Júri atribuiu o 1º prémio à EMEL, reconhecendo a notável forma como foi comunicada a mudança de tarifário em 2011, que durante mais de dois meses esteve sempre na imprensa de uma forma positiva e informativa. Esta distinção traduz o trabalho e reconhecimento, que a EMEL tem vindo a fazer para melhorar a sua imagem junto dos seus clientes, e do público em geral.

É um prémio não só para a área de Marketing e Comunicação, mas também para todos os colaboradores.

Prémios entregues pela APCE


Lisboa recebe Prémio Internacional

A World Electric Vehicle Association, premeia os líderes - cidades e regiões - com o prémio "E-Visionary", baseado nas acções ligadas ao uso de modos de limpos, eficientes e sustentáveis ​​de transporte, e para a utilização da tecnologia eléctrica na realidade quotidiana dos seus cidadãos. Os destinatários do E-visionário serão assim exemplos de comunidades que o mundo deverá seguir.

Lisboa foi uma das cidades vencedoras deste prémio mundial que premeia as cidades mais inovadoras ao nível da mobilidade eléctrica. A cerimónia decorreu entre os dias 6 e 9 de Maio no mais importante Simpósio Mundial do tema EVS26, em Los Angeles, Califórnia, EUA. O prémio E-Visionary, recebido pelo Engº Tiago Farias em representação da Cidade de Lisboa, premeia a promoção da mobilidade eléctrica e acções desenvolvidas em torno dos Veículos Eléctricos e da sustentabilidade das cidades.

A EMEL – Empresa Pública Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa, tem tido uma participação, cada vez mais activa, em projectos e iniciativas relacionadas com o estudo e incremento da mobilidade eléctrica, como é o exemplo do Programa Europeu EVUE, que permite colocar a cidade de Lisboa na vanguarda da mobilidade eléctrica e ser considerada uma das cidades mundiais mais inovadoras nesta área. Para além da realização de eventos e acções que envolvem a promoção de veículos eléctricos e técnicas que visam a sustentabilidade, foi também instalada uma rede de cerca de 500 postos de carregamento eléctrico na cidade, sendo que grande parte está instalada em Lugares da EMEL.

Simposio Mundial de VE´sEVS26


Innovative Integrated Parking Management in Lisbon Historical Neighborhoods

European Parking Awards

A EMEL ganhou o 1º prémio na categoria de estacionamento à superfície (on street parking) com o projecto: Gestão Inovadora e Integrada do Estacionamento nos Bairros Históricos de Lisboa, atribuído pela European Parking Association em 2011.

A cerimónia de entrega de prémios sobre inovação e excelência na gestão de estacionamento e mobilidade realizou-se, no 15º Congresso da EPA. Na shortlist que, a EMEL integrou, faziam parte a Park Rite de Dublin e a Vinci Park com um projecto aplicado em Inglaterra.

O projecto destaca a importância do SCAE (Sistema de Centralização de Apoio à Gestão e Exploração), que consegue centralizar e monitorizar toda a informação em tempo real 24 h por dia, 365 dias por Ano. Traduz o trabalho de excelência e inovação que a EMEL desenvolveu na gestão integrada da mobilidade e estacionamento na cidade de Lisboa. Com ênfase nos bairros históricos e uma mais valia nas várias formas de acesso existentes (Via Verde; Cartão Viva Viagem Bairros Históricos, integrado na "bilhética” da cidade), assim como uma nova forma desenvolvida pela EMEL que é o acesso remoto, controlado pelo utente que, poderá necessitar desta solução.

Integrated Parking Management, EMEL, Lisbon, Portugal