EMEL Premiada

International Parking Institute distingue EMEL com "Best Design of a Parking Facility with Fewer than 800 SpacesAward of Excellence: Multi-Functional Parking Facility in Historical Downtown”

Chão do Loureiro

O parque de estacionamento da Emel no Chão do Loureiro, na zona histórica de Lisboa, foi distinguido com o prémio de excelência da International Parking Institute (IPI) na categoria Best Design of a Parking Facility with Fewer than 800 Spaces. O prémio foi entregue dia 21 de Maio, no IPI Congress and Expo 2013 que se realiza em Fort Lauderdale, Florida, EUA.

O prémio distingue a multifuncionalidade do parque e o exemplo de reabilitação urbana de sucesso, com a adaptação do edifício do antigo mercado do Chão do Loureiro num parque de estacionamento com 196 lugares, moderno, multifuncional, energeticamente sustentável e plenamente integrado na paisagem urbana. No edifício estão instalados vários serviços, nomeadamente um supermercado, um piso para veículos eléctricos com 32 lugares de carregamento, um restaurante, um terraço panorâmico e painéis solares. O edifício dispõe ainda de dois elevadores panorâmicos que asseguram o acesso ao Castelo de São Jorge, um elemento de mobilidade que é destacado na atribuição do prémio.

Fundado em 1962, o IPI é a maior associação mundial de profissionais e empresas de estacionamento. O instituto existe para promover a mobilidade, o bom uso do espaço comum e o desenvolvimento profissional do sector.

International Parking Institute (IPI)


Prémio Informação de Gestão, na categoria Relação com a Comunicação Social - Emel: "Novos Tarifários de Estacionamento - comunicação da mudança"

Prémio Informação de GestãoO Grande Prémio APCE tem por missão distinguir a excelência na estratégia da comunicação organizacional, estimulando, reconhecendo e divulgando as iniciativas dos profissionais na área. Na entrega de prémios de Excelência em Comunicação 2012 promovida pela APCE, a EMEL foi a vencedora na categoria Relação com a Comunicação Social, prémio ao qual concorreu com: Comunicação de Mudança — Novos Tarifários em Lisboa.

O Júri atribuiu o 1º prémio à EMEL, reconhecendo a notável forma como foi comunicada a mudança de tarifário em 2011, que durante mais de dois meses esteve sempre na imprensa de uma forma positiva e informativa. Esta distinção traduz o trabalho e reconhecimento, que a EMEL tem vindo a fazer para melhorar a sua imagem junto dos seus clientes, e do público em geral.

É um prémio não só para a área de Marketing e Comunicação, mas também para todos os colaboradores.

Prémios entregues pela APCE


Lisboa recebe Prémio Internacional

A World Electric Vehicle Association, premeia os líderes - cidades e regiões - com o prémio "E-Visionary", baseado nas acções ligadas ao uso de modos de limpos, eficientes e sustentáveis ​​de transporte, e para a utilização da tecnologia eléctrica na realidade quotidiana dos seus cidadãos. Os destinatários do E-visionário serão assim exemplos de comunidades que o mundo deverá seguir.

Lisboa foi uma das cidades vencedoras deste prémio mundial que premeia as cidades mais inovadoras ao nível da mobilidade eléctrica. A cerimónia decorreu entre os dias 6 e 9 de Maio no mais importante Simpósio Mundial do tema EVS26, em Los Angeles, Califórnia, EUA. O prémio E-Visionary, recebido pelo Engº Tiago Farias em representação da Cidade de Lisboa, premeia a promoção da mobilidade eléctrica e acções desenvolvidas em torno dos Veículos Eléctricos e da sustentabilidade das cidades.

A EMEL – Empresa Pública Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa, tem tido uma participação, cada vez mais activa, em projectos e iniciativas relacionadas com o estudo e incremento da mobilidade eléctrica, como é o exemplo do Programa Europeu EVUE, que permite colocar a cidade de Lisboa na vanguarda da mobilidade eléctrica e ser considerada uma das cidades mundiais mais inovadoras nesta área. Para além da realização de eventos e acções que envolvem a promoção de veículos eléctricos e técnicas que visam a sustentabilidade, foi também instalada uma rede de cerca de 500 postos de carregamento eléctrico na cidade, sendo que grande parte está instalada em Lugares da EMEL.

Simposio Mundial de VE´sEVS26


Innovative Integrated Parking Management in Lisbon Historical Neighborhoods

European Parking Awards

A EMEL ganhou o 1º prémio na categoria de estacionamento à superfície (on street parking) com o projecto: Gestão Inovadora e Integrada do Estacionamento nos Bairros Históricos de Lisboa, atribuído pela European Parking Association em 2011.

A cerimónia de entrega de prémios sobre inovação e excelência na gestão de estacionamento e mobilidade realizou-se, no 15º Congresso da EPA. Na shortlist que, a EMEL integrou, faziam parte a Park Rite de Dublin e a Vinci Park com um projecto aplicado em Inglaterra.

O projecto destaca a importância do SCAE (Sistema de Centralização de Apoio à Gestão e Exploração), que consegue centralizar e monitorizar toda a informação em tempo real 24 h por dia, 365 dias por Ano. Traduz o trabalho de excelência e inovação que a EMEL desenvolveu na gestão integrada da mobilidade e estacionamento na cidade de Lisboa. Com ênfase nos bairros históricos e uma mais valia nas várias formas de acesso existentes (Via Verde; Cartão Viva Viagem Bairros Históricos, integrado na "bilhética” da cidade), assim como uma nova forma desenvolvida pela EMEL que é o acesso remoto, controlado pelo utente que, poderá necessitar desta solução.

Integrated Parking Management, EMEL, Lisbon, Portugal


Prémio Informação de Gestão

Prémio Informação e gestãoA EMEL - Empresa Pública Municipal de Estacionamento de Lisboa, com o Projecto: SCAE - Sistema Centralizado de Apoio à Exploração foi o grande vencedor na categoria " Informação de Gestão” na 8ª edição do Prémio "Boas Práticas no Sector Público” realizada a Novembro de 2010, em que a organização esteve a cargo da Deloitte, em parceria com o Diário Económico, o Instituto Nacional de Administração (INA) e a Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD).

O projecto SCAE – Sistema Centralizado de Apoio à Exploração é uma solução integrada que permite o acompanhamento e controlo efectivo, em tempo real, de toda a actividade de fiscalização da empresa. Desta forma, o SCAE permite uma gestão mais eficiente e oportuna dos meios técnicos e humanos disponíveis, em conformidade com o comportamento da procura de estacionamento na cidade. Conseguindo controlar todas as operações no terreno, detectar em tempo real eventuais problemas e accionar as devidas soluções, mantendo assim o nível de produtividade e garantindo a melhor informação no que concerne a área operacional da empresa, o que, para além da parte funcional, contribui para a melhoria do bem estar dos trabalhadores”.

A edição dos Prémios "Boas Práticas no Sector Público” deste ano teve como objectivo, à semelhança das edições anteriores, estimular a colaboração entre diferentes serviços e níveis de administração, no sentido de dar resposta aos novos desafios do sector público, adaptando os serviços às expectativas das empresas e dos cidadãos, bem como a novos contextos sociais, culturais e tecnológicos.

8ª edição do Prémio Boas Práticas no Sector Pùblico

Veja todas as notícias sobre a EMEL Premiada