Perguntas Frequentes - ePark

Todas as perguntas

  • O que é a Aplicação ePark?

    Quer estacionar e não tem trocos - sem problema.

    O parquímetro fica longe - Não se preocupe.

    Está numa reunião e não pode ir à rua meter mais moedas - Deixe-se estar.

    Agora já pode pagar de onde lhe apetecer.

    O ePark é a nova aplicação de pagamento do estacionamento por telemóvel, criada pela EMEL para lhe facilitar a vida.

  • O que precisa fazer para utilizar o ePark?

    Se utilizava o antigo ePark:

    • Desinstale o ePark antigo
    • Instale o novo ePark a partir das lojas de Apps 
    • Entre no novo ePark com os mesmos dados (e-mail e palavra passe) que  utilizava no ePark antigo.
    Se necessitar, peça recuperação da palavra passe no novo ePark

    Logo que entra no novo ePark com o e-mail que usava no ePark antigo todos os seus dados passam para o novo ePark, incluindo:
    • Dados Pessoais
    • Histórico de estacionamentos e carregamentos
    • Saldo
    • Faturas
    • Recuperação e pedido de Palavra Passe

    Se nunca teve conta ePark, registe-se no novo ePark:

    • Instale o novo ePark a partir da loja iOS, Android ou Windows.
    • Registe-se na própria App, introduzindo os seus dados nos campos indicados e prima o botão "Registar”;
    • Valide o seu registo, introduzindo o código de activação que receberá por sms;
    • Faça login no ePark, com o e-mail e password definidos por si aquando do registo.
  • Como usar o novo ePark?

    • Faça Login com o seu e-mail e palavra passe;

    • Indique onde estacionou, com a ajuda da georeferenciação do telefone, da nova caixa de pesquisa de ruas ou deslocando o ponto no mapa até ao local onde estacionou.

    • Indique quanto tempo quer estacionar até ao máximo regulamentar (2 ou 4 horas);

    • Escolha a matrícula entre as suas favoritas, ou adicione uma nova matrícula;

    • Confira no ecrã o tempo selecionado e o custo correspondente

    • Se necessitar, prolongue o estacionamento até ao tempo máximo regulamentar.

    • Quando regressar ao seu carro, Termine o estacionamento e não paga nem mais um cêntimo (Mínimo 15 minutos).

  • Como é que a EMEL sabe que eu paguei?

    Os Agentes de Fiscalização da EMEL têm uma App própria que lhes permite consultar em tempo real os estacionamentos que estão a ser pagos através da App ePark.

    Para isso, apenas têm que inserir a matrícula do veículo que estão a fiscalizar e o sistema informa-os se o pagamento está ou não a ser realizado nesse momento para esse veículo.
    É uma solução simples, cómoda e que dispensa a colocação de um comprovativo físico no veículo.

    Atenção: Quando utilizar o ePark garanta que introduz correctamente a matricula, tarifário e horário da zona onde estacionar.
  • Como carregar o ePark?

    Já pode carregar o ePark com PayPal de forma rápida e cómoda.

    Para além disso, no novo ePark criámos 4 referências MB para cada utilizador que têm valores fixos e que têm uma conjugação única entre Entidade, Referência MB e valor que evitam enganos.

    Como a solução anterior aceitava qualquer valor e tinha forma de validar se o utilizador estava a carregar a conta certa, em alguns casos tínhamos utilizadores ePark que por engano carregavam a conta de outro utilizador.

    Apesar disso, enquanto temos o ePark antigo activo continuamos a aceitar os carregamentos com os dados antigos, pelo lhe pedimos para ter o máximo cuidado com os carregamentos e que utilize sempre as referências MB indicadas na App.

  • Onde posso efectuar o carregamento da aplicação?

    As opções de carregamento estão disponíveis no menu da aplicação acessível pelo símbolo EMEL no canto superior esquerdo.

  • Posso usar PayPal para pagar o ePark? 

    Sim, pode.


    O PayPal foi reintroduzido no ePark como uma das formas de carregamento da App.


    Esta é a forma mais simples e cómoda de carregar a aplicação.


    Na primeira vez que carrega no botão PayPal, associa a conta ePark à sua conta PayPal (É encaminhado para o Site PayPal onde autoriza essa associação)


    Nas vezes seguintes, define o valor desejado e confirma. Em segundos tem o saldo na sua conta ePark,

  • Quanto custa a utilização do ePark?

    A instalação e utilização da App ePark é completamente gratuita, pagando apenas o valor correspondente aos estacionamentos que realizar que depende do tempo de estacionamento e do tarifário dessa zona.

    Como grande vantagem desta aplicação, para além da simplicidade de utilização, destacamos a possibilidade de parar a contagem do tempo de estacionamento logo que regressa ao veículo.

    Assim, vai passar a pagar apenas o tempo exacto que utilizar.
  • Como posso obter as facturas de carregamentos no novo ePark?

    Poderá enviar as facturas para o seu e-mail através da opção Menu->Histórico->Pagamentos


  • Como posso alterar os dados de faturação?

    Pode alterar a morada de faturação na própria APP. 


    Se pretender alterar o NIF para o Nome e/ou NIF da empresa, recomendamos que crie uma nova conta ePark com os dados da empresa.


  • Posso obter faturas por estacionamento?

    A aplicação ePark gera faturas pelo carregamento e não pelo estacionamento, sendo que estas podem ser consultadas no menu da própria APP, na opção Histórico->Carregamentos. Podem inclusive ser descarregadas para o seu e-mail, sendo que o ato de estacionamento não gera qualquer tipo de recibo (o serviço é efetuado pelo ato do carregamento).

  • Não consigo entrar na aplicação. Como devo proceder?

    Experimente por favor o seguinte procedimento:

    1) Desinstale a APP que tem do ePark

    2) Retire a nova versão da sua store (Apple ou Android conforme o caso) e instale a mesma

    3) No ecrã de login inicial, efectue a opção "Recuperação de palavra-passe” e coloque o seu e-mail que usou para criar a conta anterior

    4) Receberá no seu e-mail uma nova palavra-passe que deverá colocar no ecrã de login juntamente com o seu email

    5) Caso o passo 3 lhe devolva uma mensagem dizendo que o email é inválido, tente lembrar-se de outro e-mail que pode ter utilizado para criar a conta ePark

    6) Se nada funcionar, provavelmente não tem conta ePark e nesse caso sugerimos que efetue novo registo.


  • Sou cliente cliente ePark. O que preciso fazer para utilizar a nova App?

    • Desinstale a App antiga
    • Instale o novo ePark a partir das lojas iOS e Android (Windows em breve)
    • Entre no novo ePark com os mesmos dados que utilizava para entrar na App antiga (E-mail e palavra passe.
    • Se não conseguir entrar, peça recuperação de palavra passe e entre com a nova Palavra passe e o seu e-mail
    • Dentro da App pode alterar a palavra passe se desejar

  • Até quando posso utilizar a App ePark antiga?

    A App ePark antiga tem muitos problemas e tem estado muito instável e por essa razão estamos a fazer um esforço para ajudar todos os clientes ePark a migrar de uma App para outra tão brevemente quanto possível. O novo ePark corrige esses problemas e acreditamos tem uma muito melhor experiência.


    Por essa razão, planeamos descontinuar a App ePark antiga até 15 Janeiro.


  • Porque o MyEmel deixou de funcionar quando aderi ao novo ePark?

    Agora o ePark é Mobile Only e tem todas as funcionalidades na própria App, pelo que já não necessita ir ao MyEmel para por exemplo pedir a palavra passe do ePark.


    Agora, toda a informação ePark que necessita está disponível no menu da própria APP.


  • Quais são as principais funcionalidades que já posso utilizar no novo ePark?

    • Consultar o seu histórico de estacionamentos, carregamentos e conta corrente;
    • Carregar a sua conta ePark;
    • Pedir faturas e ajustar a morada indicada na fatura; 
    • Receber alertas/notificações (Faltam 10 minutos para o fim do tempo estacionamento pago);
    • Pedir recuperação da palavra passe ou substitui-la por outra que lhe seja mais conveniente
    • E naturalmente, pagar o estacionamento de onde estiver.
  • Como estaciono mais que um carro no novo ePark?

    Logo que estaciono aparece um botão na App em cima à direita (Um carro com um + ao lado) que permite iniciar o estacionamento de um segundo veículo. Em alternativa, utilize o botão do Munu Iniciar estacionamento.


  • Porque já não posso estacionar só indicando a cor da rua onde estacionei?

    O novo ePark é mais preciso.


    Use georeferencia, caixa pesquisa ruas ou ajuste manual do mapa e indique onde estacionou. Indique tempo e a App calcula valor a pagar.

    No ePark anterior tinha que saber o horário e tarifário do sítio onde estacionava e existiam muitos enganos que nos levavam a multar carros que pagavam valor inferior ao suposto


  • Porque já não posso escolher Bilhete Diário em toda a cidade?

    O novo ePark só apresenta a tarifa do sitio onde indica que estaciona. 

    Bilhete Diário só aparece quando estaciona numa zona de Bilhete Diário. Assim evitamos que seja multado por escolha de tarifa inferior à que existe no sitio onde estacionou. Para isto ser possível, tem que indicar a rua onde estacionou.

    Mais informação sobre Bilhete Diário: http://goo.gl/MzGXIo


  • O ePark foi bem testado?

    O ePark foi testado por mais de 300 pessoas que ajudaram a EMEL a identificar erros da App e a melhorar a aplicação. 

    Deram feedback muito frequente e no final deram uma avaliação muito positiva à aplicação.