01/03/2023

Guia de Design de Interfaces Multimodais – Publicação do Volume 1

A #EMEL na sua ação diária, está comprometida em criar soluções de mobilidade que visem maior inclusão e igualdade entre a população. Nesse sentido tem vindo a desenvolver diversos projetos que permitam dar voz às cidadãs e aos cidadãos e com eles encontrar soluções para problemáticas há muito identificadas. É o caso do projeto #RESTART que vos convidamos a conhecer.





No âmbito deste projeto, a EMEL ouviu as pessoas que utilizam os terminais rodoviários de Lisboa e desenvolveu o Guia de Design de Interfaces Multimodais. O guia tem como objetivo estabelecer orientações de design, em especial os elementos-chave a serem considerados na conceção ou requalificação de interfaces multimodais combase nos principais terminais rodoviários de Lisboa.

Com este propósito, a EMEL lança hoje o Volume 1 – Introdução ao Guia do Guia de Design de Interfaces Multimodais, onde são abordados osprincípios orientadores, a diversidade de pessoas usufruidoras do espaço e a macro organização da interface.

O guia está estruturado em sete volumes com as seguintes temáticas:


Volume 1 – Introdução ao guia (presente publicação);
Volume 2 – Aspetos gerais de uma interface multimodal;
Volume 3 – Zona envolvente e multimodal;
Volume 4 – Zona de acesso central;
Volume 5 – Zona de serviços;
Volume 6 – Zona operacional;
Volume 7 – Zona de apoio à operação.

A conceção gráfica deste Guia teve presente as boas práticas de comunicação acessível, permitindo inclusivamente às pessoas utilizadoras de softwares com leitores de ecrã fazer utilização das diversas soluções de acessibilidade, associadas a cada um deles.


O Volume 2- Aspetos gerais de uma interface multimodal tem a data de lançamento prevista no próximo mês de abril.

Todos os volumes estarão disponíveis para download a partir da página do projeto RESTART no website da EMEL.