14/05/2020

Intervenção São Paulo

Intervenção Rua de São Paulo, a Rua da Boavista e o Largo Conde Barão
Criação de lugares exclusivos para residentes
Reordenamento do estacionamento



A EMEL está a realizar trabalhos de requalificação e ordenamento do estacionamento na área que compreende as Ruas de São Paulo e da Boavista e Largo do Conde Barão, numa obra que irá permitir aos residentes com dístico de zona disporem de mais 18 lugares de estacionamento e tornar a Mobilidade Mais Segura.
 
O alargamento da zona de passeio da Rua de São Paulo irá melhorar a mobilidade pedonal e permitir a criação de esplanadas, promovendo a recuperação do comércio local no período de desconfinamento, e garantindo o regresso gradual e em segurança à normalidade do dia-a-dia.
 
Estas obras de requalificação e ordenamento do estacionamento permitem também melhorar a circulação dos transportes públicos,  nomeadamente dos elétricos da Carris, numa zona que é considerada uma das mais complicadas de Lisboa em termos de mobilidade. Só em 2019, os passageiros da Carris perderam mais de 94 horas parados, resultantes de mais de 150 ocorrências, muitas das quais devidas a carros mal-estacionados, que bloquearam a passagem do transporte em que seguiam.
 
Os residentes com dístico de zona vão passar a dispor de 42 lugares de estacionamento exclusivos na Travessa do Carvalho, Praça de São Paulo, Travessa de São Paulo e na Travessa da Ribeira Nova, mais 18 do que atualmente. Está prevista, ainda, a criação de 20 lugares para motos e 26 lugares para bicicletas. Os comerciantes com o respetivo dístico continuam a poder estacionar nas ruas envolventes e as bolsas de cargas e descargas existentes na Rua de São Paulo foram relocalizadas nas artérias envolventes.

Durante o período em que decorrem as obras, os residentes com dístico das zona 032 e 043 podem usufruir de 30 lugares de estacionamento gratuito no Parque de Estacionamento da EMEL  (Parque D. Luis I).

Com esta intervenção a Travessa do Carvalho, a Praça de São Paulo, a Travessa de São Paulo e a Travessa da Ribeira Nova, o estacionamento com capacidade para 42 lugares passa a ser exclusivo para residentes com dístico de zona.

 

Durante o período que decorrer a obra, os residentes com dístico da zona 032 e 043 irão dispor da gratuitidade de estacionamento no Parque D. Luis I https://www.emel.pt/pt/parques/dom-luis-i/ , até à capacidade limite de 30 lugares.


Área da intervenção em curso: