13/10/2018

Inauguração das Escadinhas da Saúde para facilitar o acesso pedonal à Mouraria

Escadas rolantes a céu aberto com inicio no Martim Moniz

São o primeiro troço de um conjunto de três troços que formam o Percurso da Mouraria que vai ligar o Martim Moniz ao Castelo



O Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, inaugurou as Escadinhas da Saúde, umas escadas rolantes a céu aberto que são únicas nesta zona da cidade de Lisboa. A abertura das Escadinhas da Saude realizou-se a 13 de outubro, às 12:30, numa cerimónia com início na Praça Martim Moniz.


Este troço, de 32 metros, com um desnível de 13 metros, representa um investimento da EMEL de cerca de 830.000 euros e insere-se no Percurso da Mouraria, parte integrante do Plano Geral de Acessibilidades Suaves e Assistidas à Colina do Castelo, que irá ligar a Praça do Martim Moniz ao Castelo. A sua utilização será gratuita.


Projetadas pelo Arquiteto João Favila, as Escadinhas da Saúde vão facilitar o acesso da Praça Martim Moniz à Rua Marquês Ponte de Lima e a circulação pedonal nesta zona da cidade, ajudando a vencer, sem esforço, o desnível existente e a melhorar o dia-a-dia de quem reside, trabalha e visita esta área. Numa segunda fase, este percurso será complementado por mais dois troços, sendo um pedonal e outro mecânico, para facilitar o acesso entre o Martim Moniz e o interior do Castelo de São Jorge.


Enquanto empresa responsável pela mobilidade na cidade de Lisboa, a EMEL tem vindo a desenvolver um conjunto de intervenções de reabilitação e de construção de meios mecânicos, com o objetivo de promover a mobilidade e facilitar a deslocação pedonal em Lisboa. Entre elas, os Elevadores da Rua Fanqueiros/Rua da Madalena e Chão do Loureiro, que facilitam a ligação da Baixa ao Castelo; o Elevador da Rua Norberto Araújo, junto às Portal do Sol e o Elevador de Entre Campos, que permite a passagem sobre a linha de comboio a pessoas com mobilidade reduzida.


No âmbito das acessibilidades suaves à Colina do Castelo, a EMEL está igualmente a desenvolver os projetos de construção de um funicular que ligará a Rua dos Lagares, na Mouraria, ao miradouro Sophia de Mello Breyner, na Graça, e de um elevador que permitirá vencer o desnível entre o Campo das Cebolas e a Sé de Lisboa.


A inauguração das Escadinhas da Saúde contou com a presença do Vereador da Mobilidade e Segurança, Miguel Gaspar, e do Presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, Miguel Coelho.


Sobre a EMEL


A EMEL – Empresa Pública Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa, E.M., S.A tem como missão a gestão da mobilidade e do estacionamento em Lisboa, através da gestão e fiscalização de lugares na via pública, de parques e de Bairros Históricos.


A sua atuação visa a melhoria da acessibilidade e estacionamento na cidade de Lisboa, garantindo a segurança e qualidade da mobilidade urbana. Nesse sentido, tem desenvolvido um conjunto de ações de sensibilização, bem como introduzido diferentes soluções inovadoras de mobilidade e gestão do estacionamento.


De forma resumida, algumas das principais ações da EMEL podem ser consultadas em: www.emel.pt/pt/a-emel/do-estacionamento-a-gestao-da-mobilidade/