11/12/2018

EMEL recebe selo europeu de responsabilidade social corporativa

Declarações do Presidente da EMEL, Luís Natal Marques:
No cumprimento da sua missão, a EMEL está fortemente empenhada na defesa e promoção dos princípios do desenvolvimento sustentável, sendo o seu objetivo criar valor, de forma continuada, para colaboradores, clientes, fornecedores e parceiros, reconhecendo o alcance da sua responsabilidade pública.



Lisboa, 11 de dezembro – A EMEL recebe o selo europeu de responsabilidade social, "Rótulo CEEP-CSR 2018”, numa cerimónia que decorre hoje à tarde, no Hotel Hilton, em Estocolmo, com a presença da Ministra da Administração Pública da Suécia, Ardalan Shekarabi, do Presidente do CEEP – Centro Europeu de Entidades Empregadoras e Empresas, Filippo Brandolini, e do Presidente da EMEL, Luís Natal Marques.


O "Rótulo CEEP-CSR” distingue organizações que prestam serviços públicos e de interesse geral, pelas suas práticas e compromissos de Responsabilidade Social Corporativa, sendo uma ferramenta importante para as empresas fazerem benchmarking, comparando práticas e padrões de desempenho com entidades parceiras de toda a Europa.

Esta é a primeira vez que a EMEL se candidata a esta distinção, que, ao ser-lhe atribuída, vem confirmar o empenho da Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa em defender e promover os princípios de desenvolvimento sustentável, procurando criar valor, de forma continuada, para colaboradores, cliente, fornecedores e parceiros.

A EMEL encara a Responsabilidade Social Corporativa como um elemento essencial na sua atividade empresarial e no seu modelo de governança e considera-a um facilitador da coesão social, tendo assumido a adoção de um conjunto de objetivos em três grandes áreas:

Meio Ambiente

1.      Assegurar uma interação harmoniosa com o meio ambiente, minimizando os impactos ambientais decorrentes das suas atividades, promovendo a utilização racional dos recursos naturais e a prevenção da poluição, tendo em vista a salvaguarda dos direitos das gerações futuras;

2.      Promover (e participar em) iniciativas de sensibilização e preservação dos valores ambientais.

Recursos Humanos

1.      Promover o desenvolvimento pessoal e profissional dos seus colaboradores e das suas colaboradoras e fomentar ativamente a conciliação entre a sua vida profissional, pessoal e familiar;

2.      Garantir os mais elevados padrões de bem-estar, saúde e segurança no trabalho;

3.      Assegurar a igualdade de oportunidades e de tratamento, combatendo todas as formas de discriminação, designadamente, em razão da raça ou da origem étnica, da religião ou crença, da idade, do sexo, da deficiência e da orientação sexual;

4.      Estimular práticas e comportamentos éticos e de prevenção da corrupção.

Comunidade

1.      Promover iniciativas próprias de carácter social, educativo, cultural e ambiental ou em parceria com entidades externas;

2.      Implementar campanhas de conscientização e de cidadania, particularmente voltadas para os futuros utilizadores de serviços de mobilidade, incentivando a coesão social e urbana.

 

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Declarações do Presidente da EMEL, Luís Natal Marques:

No cumprimento da sua missão, a EMEL está fortemente empenhada na defesa e promoção dos princípios do desenvolvimento sustentável, sendo o seu objetivo criar valor, de forma continuada, para colaboradores, clientes, fornecedores e parceiros, reconhecendo o alcance da sua responsabilidade pública. 

 

Sobre a EMEL:

A EMEL - Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa tem como missão a gestão da mobilidade e do estacionamento em Lisboa, através da gestão e fiscalização de lugares na via pública, de parques e de Bairros Históricos.  

A sua atuação visa a melhoria da mobilidade urbana, garantindo mais bem-estar e segurança à população, através do desenvolvimento de ações de sensibilização e da introdução de soluções inovadoras de mobilidade e gestão do estacionamento, que contribuam para uma maior sustentabilidade ambiental.