Lisboa, 11 de dezembro – A EMEL recebe o selo europeu de responsabilidade social, "Rótulo CEEP-CSR 2018”, numa cerimónia que decorre hoje à tarde, no Hotel Hilton, em Estocolmo, com a presença da Ministra da Administração Pública da Suécia, Ardalan Shekarabi, do Presidente do CEEP – Centro Europeu de Entidades Empregadoras e Empresas, Filippo Brandolini, e do Presidente da EMEL, Luís Natal Marques.
O "Rótulo CEEP-CSR” distingue organizações que prestam serviços públicos e de interesse geral, pelas suas práticas e compromissos de Responsabilidade Social Corporativa, sendo uma ferramenta importante para as empresas fazerem benchmarking, comparando práticas e padrões de desempenho com entidades parceiras de toda a Europa.
Esta é a primeira vez que a EMEL se candidata a esta distinção, que, ao ser-lhe atribuída, vem confirmar o empenho da Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa em defender e promover os princípios de desenvolvimento sustentável, procurando criar valor, de forma continuada, para colaboradores, cliente, fornecedores e parceiros.
A EMEL encara a Responsabilidade Social Corporativa como um elemento essencial na sua atividade empresarial e no seu modelo de governança e considera-a um facilitador da coesão social, tendo assumido a adoção de um conjunto de objetivos em três grandes áreas:
Meio Ambiente
1. Assegurar uma interação harmoniosa com o meio ambiente, minimizando os impactos ambientais decorrentes das suas atividades, promovendo a utilização racional dos recursos naturais e a prevenção da poluição, tendo em vista a salvaguarda dos direitos das gerações futuras;
2. Promover (e participar em) iniciativas de sensibilização e preservação dos valores ambientais.
Recursos Humanos
1. Promover o desenvolvimento pessoal e profissional dos seus colaboradores e das suas colaboradoras e fomentar ativamente a conciliação entre a sua vida profissional, pessoal e familiar;
2. Garantir os mais elevados padrões de bem-estar, saúde e segurança no trabalho;
3. Assegurar a igualdade de oportunidades e de tratamento, combatendo todas as formas de discriminação, designadamente, em razão da raça ou da origem étnica, da religião ou crença, da idade, do sexo, da deficiência e da orientação sexual;
4. Estimular práticas e comportamentos éticos e de prevenção da corrupção.
Comunidade
1. Promover iniciativas próprias de carácter social, educativo, cultural e ambiental ou em parceria com entidades externas;
2. Implementar campanhas de conscientização e de cidadania, particularmente voltadas para os futuros utilizadores de serviços de mobilidade, incentivando a coesão social e urbana.
Declarações do Presidente da EMEL, Luís Natal Marques:
No cumprimento da sua missão, a EMEL está fortemente empenhada na defesa e promoção dos princípios do desenvolvimento sustentável, sendo o seu objetivo criar valor, de forma continuada, para colaboradores, clientes, fornecedores e parceiros, reconhecendo o alcance da sua responsabilidade pública.
Sobre a EMEL:
A EMEL - Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa tem como missão a gestão da mobilidade e do estacionamento em Lisboa, através da gestão e fiscalização de lugares na via pública, de parques e de Bairros Históricos.
A sua atuação visa a melhoria da mobilidade urbana, garantindo mais bem-estar e segurança à população, através do desenvolvimento de ações de sensibilização e da introdução de soluções inovadoras de mobilidade e gestão do estacionamento, que contribuam para uma maior sustentabilidade ambiental.