A EMEL inicia a partir de 4 de agosto de 2025, na freguesia de Campo de Ourique, os trabalhos de implementação de novas vias do tipo "30+BICI". A empreitada tem uma duração prevista de 30 dias e visa expandir a rede de mobilidade partilhada no bairro.
As obras abrangem diversos arruamentos na zona central de Campo de Ourique (entre a Rua Ferreira Borges e a Rua Sampaio Bruno) e na zona nascente (entre a Rua Silva Carvalho e a Rua Ferreira Borges). A extensão das novas vias vai desde a Rua de Campo de Ourique/Rua D. João V, a norte, até à Rua Saraiva de Carvalho, a sul.
O que são as vias 30+BICI?
As vias "30+BICI" são percursos de circulação partilhada onde bicicletas e outros veículos podem coexistir, respeitando um limite máximo de 30 km/h. Esta iniciativa tem como objetivo principal promover a mobilidade sustentável e reforçar a segurança rodoviária para todos os utilizadores da via: peões, ciclistas, motociclistas e automobilistas.
Impacto da Obra e Apelo à Compreensão
Durante o período da empreitada, poderão ocorrer constrangimentos à circulação. A EMEL apela à compreensão de todos os cidadãos – peões, ciclistas e automobilistas – e reforça a importância de respeitar a sinalização temporária implementada no local.
EMEL foi mandatada para gerir a manutenção desta infraestrutura prioritária para a autarquia, prosseguindo uma política de mobilidade urbana simultaneamente coletiva, partilhada e sustentável. Tudo em nome de um futuro melhor.