07/12/2016

Um novo Campo das Cebolas - Escavações Arqueológicas [2ª Fase]

Reportagem Semanal - Semana 10

Um novo Campo das Cebolas - Escavações Arqueológicas [2ª Fase]

No âmbito dos trabalhos arqueológicos no Campo das Cebolas, procedeu-se à continuação dos trabalhos na área paralela à Av. Infante D. Henrique, onde se têm escavado contextos náuticos dos séculos XIX e XX.

Acostada a uma estrutura portuária em madeira, a embarcação em fase de escavação tem 17 metros de comprimento e 3 metros de largura, e apresenta a proa já visível acostada à estrutura de madeira. Os bordos de bombordo e estibordo, ambos parcialmente fragmentados na zona da popa, ainda estão a ser escavados. Esta embarcação enquadra-se na tipologia construtiva do Rio Tejo e estaria ligado ao transporte de mercadorias entre margens ou entre a cidade e as embarcações maiores que ficavam fundeadas no Tejo. A escavação dos lodos revelou-nos para além de muitos cabos, típicos destes contextos náuticos, também sapatos, sementes, cascas de frutos secos e uma descoberta fora do comum, pedras de âmbar.

A progressão da escavação poderá ajudar-nos a revelar a tipologia concretamente desta embarcação e contar um pouco mais da história das embracações do Tejo no seculo XIX.