09/12/2016

Um novo Campo das Cebolas - Escavações Arqueológicas [2ª Fase]

Reportagem Semanal - Semana 12

Um novo Campo das Cebolas - Escavações Arqueológicas [2ª Fase]

O passadiço/cais de madeira encontrado junto ao cais pombalino fazia provavelmente parte de uma antiga estrutura portuária aí existente, facto ainda não cabalmente interpretado. Intervencionada desde as últimas semanas, tem vindo a revelar a existência de um sistema de travamento que unia as estacas de apoio do passadiço a troncos fixados por cavilhas de ferro.

Não foi ainda possível identificar o seu real funcionamento, contudo paralelos encontrados em estruturas portuárias de cronologias equivalentes, como é o caso do porto de Londres, permitem avançar com a hipótese de que poderiam ter servido para suportar sistemas de elevação e carga, como guindastes para o carregamento de pequenas embarcações.

Denominada como a Zona da Fundição de Baixo, e mais especificamente Cais da Fundição, julgamos ser esta uma das causas para a presença de vestígios de carvões ou minério nos cortes estratigráficos associados à estrutura. Para a cronologia atribuída a esta estrutura (final do século XIX/início do XX), e de acordo com referências históricas, ela pode estar associada ao complexo metalúrgico que aqui existiu e a inúmeras carvoarias que se estendiam até Santa Apolónia.