15/04/2016

Um novo Campo das Cebolas - Escavações Arqueológicas

Reportagem Semanal - Semana 3

Um novo Campo das Cebolas - Escavações Arqueológicas

Durante a presente semana, a continuidade dos trabalhos de escavação arqueológica na Rua dos Arameiros destacou-se como uma das principais áreas de trabalho. Aqui, após a remoção dos níveis ocupacionais do século XIX/XX, têm vindo a ser identificados novos vestígios que podem ser associados a uma cronologia do século XVIII.
Um conjunto de muros e antigos pavimentos representam a área aqui edificada após o terramoto de 1755, referenciada na cartografia antiga como Vêr-o-Peso. Nesta altura, o actual Campo das Cebolas denominava-se Ribeira Velha e ocupava um importante papel como mercado da cidade, recebendo uma série de produtos que abasteciam Lisboa, via Tejo.
É aliás este papel portuário que irá marcar o seu desenvolvimento urbano, como têm também permitido perceber os trabalhos de escavação arqueológica a decorrer na área de implantação do futuro parque de estacionamento. Na zona nascente do mesmo, estes trabalhos permitiram colocar à vista mais uma parte de um antigo paredão de cais, na área historicamente referenciada como Cais de Santarém.

Caso pretenda efectuar visita às escavações, faça o download da Ficha de Inscrição e entregue num dos Pontos de Atendimento EMEL.