17/05/2016

Um novo Campo das Cebolas - Escavações Arqueológicas

Reportagem Semanal - semana 6

Um novo Campo das Cebolas - Escavações Arqueológicas

Durante as últimas semanas, a continuidade dos trabalhos de escavação arqueológica em diferentes frentes tem permitido continuar a recolher um importante conjunto de dados relativos à evolução urbana do Campo das Cebolas, com contextos essencialmente enquadrados entre os séculos XVII e XIX.

Os trabalhos mais recentes permitiram, em particular, identificar algumas estruturas cuja construção e utilização terá sido anterior ao terramoto de 1755.

Na Rua dos Arameiros foi possível observar um conjunto de estruturas que deverão corresponder ao antigo Forte da Ribeira, edifício representado neste local na cartografia histórica do século XVII, com possível função de apoio à alfândega das Sete Casas.

Destaca-se o seu provável limite Sul, voltado ao rio, construído com silhares de calcário, e posteriormente reaproveitado na construção do paredão de cais pombalino.

Em frente à Casa dos Bicos pôs-se ainda a descoberto um poço aparentemente anterior ao terramoto, feito com recurso a blocos de calcário, e cuja base era uma estrutura quadrangular em madeira.

Caso pretenda efectuar visita às escavações faça o download da ficha de inscrição e entregue num dos Pontos de Atendimento EMEL.