15/09/2018

Semana Europeia da Mobilidade 2018 : Precisamos de mudar hábitos

A Semana Europeia da Mobilidade volta a realizar-se de 16 a 22 de Setembro para promover um importante debate e consciencialização da sociedade.



Para além dos carros dos residentes, entram em Lisboa 370 mil carros todos os dias, o que em termos figurativos representa uma fila compacta de carros que vai de Lisboa a Paris. Provocam trânsito, poluição e enormes dificuldades no estacionamento. Fisicamente não há espaço para todos e é necessário promover alternativas e sensibilizar para a mudança de hábitos.

 

Esta é uma realidade em Lisboa, mas também na generalidade das grandes cidades, onde têm vindo a ser promovidas alterações de comportamentos, que cada vez mais privilegiam soluções alterativas de mobilidade.

 

No caso de Lisboa, a EMEL está a implementar a rede de bicicletas partilhadas Gira, a construir e melhorar a mobilidade suave de pessoas e a implementar soluções de estacionamento que tanto quanto possível estejam integradas com transportes públicos. Para mais detalhes: 

https://www.emel.pt/pt/a-emel/do-estacionamento-a-gestao-da-mobilidade/ 

 

A redução do uso do automóvel nas cidades é uma necessidade, pois não é sustentável a continuação e o aumento da deslocação em automóvel.


Nesta Semana Europeia da Mobilidade, destacamos algumas das ações promovidas pela EMEL ou a que a EMEL se associou:

 

Participação no Mobi Summit, no âmbito da demonstração de soluções da mobilidade do futuro, onde propõe a utilização da Gira. Bicicletas de Lisboa

 

Visita ao Parque do Campo das Cebolas: O mais recente Parque da EMEL no Campo das Cebolas projetado pelo Arquiteto Carrilho da Graça, que já é visto por alguns como uma peça de arte urbana a visitar, será visitado pelo Presidente da EMEL e o Vereador da Mobilidade. Com a visita, para melhorar a experiência de utilização será inaugurado o acesso com Via Verde que ficará disponível em 11 Parques EMEL.

 

Intervenção na conferência "Wise Mobility - Mobilidade inteligente para cidades do futuro” Promovida pela CML, visa aprofundar o debate em torno da ambição de Lisboa ver o seu sistema de mobilidade evoluir rapidamente no sentido da sustentabilidade, eficácia, acessibilidade e segurança. Em particular, será debatida a adaptação da rede de Transportes Públicos às novas dinâmicas da mobilidade, e discutido o potencial de complementaridade que os serviços de mobilidade partilhada e outros serviços inovadores baseados em smartphones apresentam.

 

Para além das iniciativas destacadas, consulte no site da CML todo o programa da Semana Europeia da Mobilidade em Lisboa