24/04/2025

Novo Parque de Estacionamento da Azinhaga da Cidade

Inaugurada a requalificação e infraestrutura no Lumiar



"A EMEL é mobilidade pura! A nova mobilidade passa também por ter parques que promovam o uso do transporte público e meios suaves para ir até ao centro da cidade”, afirmou Carlos Silva, Presidente na EMEL, no seu discurso de inauguração do novo Parque Navegante da Azinhaga da Cidade, a 9 de abril de 2025, infraestrutura que apresentou como um bom exemplo dessa visão de cidade voltada para as pessoas.

"Este era um espaço completamente inóspito, ao abandono”, que, agora, "passa a ser usufruído pela população”. Até porque com a abertura do parque é mais seguro circular por aqui. "Um espaço integrado no viaduto urbano do Eixo Norte-Sul, onde não faltam árvores. "Um espaço muito agradável”, sublinhou. O Parque Navegante Residentes da Azinhaga da Cidade, no Lumiar tem 165 lugares, 8 dos quais de carregamento elétrico, e 4 reservados a viaturas de pessoas com mobilidade reduzida, localizando-se numa área servida por transportes públicos e estações Gira.

A presidir à cerimónia, o Vice-Presidente da Câmara de Lisboa, Filipe Anacoreta Correia, destacou o facto da intervenção não ter servido só para criar "um bom parque de estacionamento”, como, também, para abrir as portas ao nascimento de um novo espaço de lazer.

O trabalho coletivo na realização deste projeto mereceu ainda o sublinhado para a mobilidade local por parte do Presidente da Junta de Freguesia do Lumiar, Ricardo Mexia.




Esta obra foi financiada pelo Fundo de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Programa Regional de Lisboa 2021-2027 (Lisboa 2030), tendo tido um investimento total de 3.226.497,31€, com comparticipação do FEDER de 1.234.976,34€.