31/03/2021

No âmbito do VoxPop

EMEL lança Aliança de Inovadores numa parceria com a CML



No âmbito do VoxPop, um projeto financiado pela Comissão Europeia, foi realizada a primeira reunião da Aliança de Inovadores, uma ação liderada pela CML, com gestão da EMEL e parceria da Carris, Metro de Lisboa, TML - Transportes Metropolitanos de Lisboa, CTT, Infraestruturas de Portugal, Lime, Moovit, Uber e Cittymaper, que visa fomentar o diálogo entre entidades públicas e privadas, com o objetivo de desenvolver um ecossistema de partilha de dados que permitam identificar oportunidades de melhoria da mobilidade da cidade.

Esta Aliança de Inovadores será um fórum no qual, através de um processo de participação ativa e colaboração, serão analisados e estudados os meios de ultrapassar eventuais barreiras, não tecnológicas, a essa partilha de dados entre organizações públicas e privadas, sendo o objetivo macro a criação de soluções de mobilidade que vão ao encontro das necessidades daqueles que vivem, trabalham e visitam Lisboa.

O projeto VoxPop, que arrancou em 2019, surgiu da necessidade evidenciada por vários atores locais em trabalhar de forma colaborativa e transparente a partilha de dados, para identificar oportunidades de melhoria no sistema de mobilidade e transportes de Lisboa e nos processos de planeamento e gestão de ativos.

O VoxPop é cofinanciado pelo Fundo de Desenvolvimento Regional através da Iniciativa "Ações Inovadoras Urbanas”, um programa promovido pela Comissão Europeia, que visa financiar soluções ambiciosas e inovadoras para responder a desafios na área da mobilidade urbana.

Representando um investimento global superior a cinco milhões de euros, até 2022, a componente a cargo da EMEL engloba um orçamento total acima de um milhão e meio de euros.

 

 

Declarações de Luís Natal Marques, Presidente do Conselho de Administração da EMEL:

A EMEL tem vindo a consolidar-se enquanto agente ativo de planeamento e gestão da mobilidade na cidade de Lisboa, através do seu trabalho focado em garantir melhor qualidade de vida e mais segurança em ambiente urbano. Assim, este projeto, do qual destaco a constituição da Aliança de Inovadores que é hoje lançada, é para nós um marco particularmente importante, uma vez que este investimento irá permitir continuarmos a alargar as nossas competências nas áreas de analítica de dados e customer intelligence, para melhor capacitar o desenvolvimento de novas soluções de mobilidade urbana.

 

Sobre a Iniciativa "Ações Inovadoras Urbanas” (AUI):

A AUI é uma Iniciativa da Comissão Europeia, que promove projetos-piloto inovadores no campo do desenvolvimento urbano sustentável, que sejam experimentáveis e relevantes ao nível da União Europeia. O objetivo deste programa é disponibilizar às autoridades urbanas, em toda a Europa, espaço e recursos para testarem ideias arrojadas e ainda não comprovadas que visem resolver desafios e experimentar de que modo respondem à complexidade da vida real.

Mais informações https://www.uia-initiative.eu