27/02/2020

Modernização da rede semafórica no Parque das Nações

EMEL está a modernizar rede de semáforos de Lisboa
Intervenção no Parque das Nações



Lisboa, 27 de fevereiro de 2020 – EMEL inicia hoje a modernização da rede semafórica no Parque das Nações, com vista a tornar o fluxo do tráfego mais fluído e assim melhorar a mobilidade nesta zona da cidade.

A modernização da rede semafórica nesta zona, que se prevê estar concluída até junho, passa pela substituição dos controladores de tráfego instalados nos cruzamentos e pela instalação de sensores, que permitem otimizar os fluxos de trânsito automóvel, à semelhança do que a EMEL já fez na Avenida Almirante Reis.

Os novos controladores são equipamentos tecnológicos de ultima geração, capazes de gerir de forma mais eficaz as intersecções de estradas, por forma a garantir uma melhoria substancial das condições de circulação automóvel localmente, com o apoio de sensores: radares e espiras de pavimento.

Estes trabalhos de modernização irão expandir-se por toda a cidade e vão tornar possível a introdução de um sistema de gestão centralizado, que irá permitir dar prioridade semafórica aos transportes públicos e veículos de emergência e introduzir um módulo de previsão de tráfego capaz de antecipar constrangimentos de trânsito e, com isso, tornar a resposta dos agentes responsáveis pela fiscalização do trânsito mais célere e adequada.

Declarações de Luís Natal Marques, Presidente do Conselho de Administração da EMEL:

A EMEL está focada em prestar um serviço público de excelência a Lisboa, que garanta melhores condições de tráfego nas estradas da cidade, facilitando a fluidez do trânsito, em particular dos transportes públicos. Acredito que só com uma melhor mobilidade nas nossas ruas será possível proporcionarmos uma melhor qualidade de vida urbana, menos stressante, mais segura e mais saudável, capaz de contribuir para tornar Lisboa uma capital europeia de referência. Por isso, apostámos em equipas multidisciplinares com elevado grau de qualificação para o trabalho que iniciámos no final do ano passado de modernizar e otimizar o sistema da rede semafórica, para cumprir o compromisso que assumimos com a cidade, com as suas residentes e os seus residentes e todos os que nela vivem e circulam.