05/03/2013

Lançamento do livro “O Ambiente nas nossas mãos: 20 ideias, muitos gestos!”

Decorreu, no passado dia 21, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o lançamento oficial do livro “O Ambiente nas nossas mãos: 20 ideias, muitos gestos!”



A sessão iniciou-se com a actuação da Orquestra Geração e contou com a intervenção dos Vereadores José Sá Fernandes e Manuel Brito, bem como da Administradora da Lisboa E-nova, Maria Santos. Na sessão foi também apresentada esta publicação em formato E-Book, por Rui Sobral da Biodroid, que fez uma demonstração da navegabilidade do mesmo através do seu Tablet.

Estiveram presentes cerca de 120 pessoas, entre as quais 40 alunos da Escola Padre Abel Varzim (Agrupamento de Escolas Baixa-Chiado), os co-autores do livro, bem como alguns dos 9 colaboradores mais jovens que contribuíram com ideias e críticas importantes para o resultado final do livro.
No final da sessão todos os presentes, adultos e crianças, tiveram a oportunidade de levar para casa um exemplar do livro, e ainda de experimentar e explorar o ambiente de visualização do E-Book através de alguns Tablets que foram disponibilizados.

Este livro, de distribuição gratuita, é um indutor pedagógico de cariz ambiental, tendo como quadro de referência o contexto urbano, as temáticas ambientais, energéticas e os valores de uma cidadania activa… Pretende incentivar os mais jovens, a descobrir Lisboa, a conhecer a sua biodiversidade, a desenvolver o interesse pela participação na vida colectiva, elementos indissociáveis de uma educação para a sustentabilidade.

A versão digital do livro será publicada em Apple ibooks Store, em compatibilidade para plataformas Android e PC, e estará disponível para descarregar da internet a partir dos sites da Câmara Municipal de Lisboa e da Lisboa E-Nova.

Também foi desenvolvida uma versão para IPAD que pode ser instalada apartir da Loja do Apple: https://itunes.apple.com/pt/app/ambiente-nas-nossas-maos/id604902888?l=en&mt=8