03/06/2012

International Parking Institute distingue EMEL

O parque de estacionamento da Emel no Chão do Loureiro, na zona histórica de Lisboa, foi distinguido com o prémio de excelência da International Parking Institute (IPI) na categoria Best Design of a Parking Facility with Fewer than 800 Spaces. O prémio foi entregue dia 21 de Maio, no IPI Congress and Expo 2013 que se realiza em Fort Lauderdale, Florida, EUA.



O prémio distingue a multifuncionalidade do parque e o exemplo de reabilitação urbana de sucesso, com a adaptação do edifício do antigo mercado do Chão do Loureiro num parque de estacionamento com 196 lugares, moderno, multifuncional, energeticamente sustentável e plenamente integrado na paisagem urbana. No edifício estão instalados vários serviços, nomeadamente um supermercado, um piso para veículos eléctricos com 32 lugares de carregamento, um restaurante, um terraço panorâmico e painéis solares. O edifício dispõe ainda de dois elevadores panorâmicos que asseguram o acesso ao Castelo de São Jorge, um elemento de mobilidade que é destacado na atribuição do prémio.

Fundado em 1962, o IPI é a maior associação mundial de profissionais e empresas de estacionamento. O instituto existe para promover a mobilidade, o bom uso do espaço comum e o desenvolvimento profissional do sector.

O instituto reúne profissionais das áreas da engenharia, arquitectura, urbanismo e financeira, de áreas de actividade que vão das autoridades locais às instituições académicas, passando por hospitais, portos e aeroportos, complexos empresariais, agentes de transportes, entretenimento, comércio e desporto, construção civil e equipamentos, entre outros.

Reconstrução criou seis pisos funcionais

As paredes dos seis pisos do parque do Chão do Loureiro acolhem ainda obras de arte de cinco artistas plásticos, distribuídas pelos pisos, fazendo parte do rede de arte urbana da cidade. A oferta de serviços completa-se com lojas de venda de acessórios e assistência para automóvel.

Equipado com um moderno sistema de bilhética e controle de entradas e saídas, o parque tem preços especiais para residentes, bem como descontos para os utilizadores do supermercado e assinaturas mensais. As alterações no edifício simplificaram a manutenção, a eficiência energética e a redução de custos, com a colocação de grelhas de alumínio nas fachadas para a ventilação e clarabóias no telhado para deixar entrar luz natural.

Com a entrada dos veículos a partir do 5.o andar e a saída no 1.o andar, a circulação é feita no sentido descendente, reduzindo o consumo energético e a poluição. Apenas os veículos eléctricos podem subir ao 6.o piso. Cada andar dispõe de dois lugares reservados para deficientes e existem quatro saídas de peões.

A construção do parque de estacionamento da Emel no Chão do Loureiro durou 14 meses, sem desvios ao orçamento de 4 milhões de euros. O modelo de negócio adoptado é inovador: as receitas das rendas dos espaços comerciais, asseguram o equilíbrio dos custos de exploração do parque.