13/07/2018

Informação sobre incidente GIRA

· Incidente com uma bicicleta GIRA que se terá incendiado

· segurança dos utilizadores da rede Gira é um ponto crucial

· Órbita iniciou de imediato peritagem técnica que continua em curso

· Rede GIRA ultrapassa as 440.000 viagens desde Junho de 2017



Lisboa, 13 de Julho de 2018

 

Ontem, 12 de Julho, ocorreu um incidente inesperado com uma bicicleta da rede GIRA que se terá incendiado sem motivo aparente o que levou a EMEL a despoletar de imediato os procedimentos de verificação e análise do sucedido. A segurança dos utilizadores da rede Gira é um ponto crucial e também por isso é muito importante identificar com rigor a causa deste incidente para poder agir em conformidade. 

 

Assim que a bicicleta foi recolhida da rua, a Órbita – que assegura o fornecimento e operação do sistema – iniciou uma análise detalhada da ocorrência através de uma peritagem técnica à bicicleta e de uma Análise da Causa Raiz (Root Cause Analysis). 

 

Está a ser realizada uma peritagem técnica, estando a Órbita a analisar em detalhe o sistema elétrico e a bateria da bicicleta. Como informação, foi indicado que as células utilizadas nas baterias das bicicletas são semelhantes às utilizadas por fabricantes automóveis, sendo um material experimentado com a segurança de um uso standard.

 

A Rede Gira de bicicletas partilhadas de Lisboa, é um projeto implementado pela EMEL. Já assegurou mais de 440.000 viagens desde junho de 2017. O número de viagens realizado tem vindo a aumentar de forma significativa, bem como o número de utilizadores regulares que já ultrapassa os 12.000 Passes Anuais.

 

 

Sobre a EMEL

A EMEL – Empresa Pública Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa, E.E.M. tem como missão a gestão da mobilidade e do estacionamento em Lisboa, através da gestão e fiscalização de lugares na via pública, de parques e de Bairros Históricos.

 

A sua atuação visa a melhoria da acessibilidade e estacionamento na cidade de Lisboa, garantindo a segurança e qualidade da mobilidade urbana. Nesse sentido, tem desenvolvido um conjunto de ações de sensibilização, bem como introduzido diferentes soluções inovadoras de mobilidade e gestão do estacionamento.

 

De forma resumida, algumas das principais ações da EMEL podem ser consultadas em: https://www.emel.pt/pt/a-emel/do-estacionamento-a-gestao-da-mobilidade/