31/05/2012

Inauguração do 1º Piso Eléctrico do Parque do Chão do Loureiro

A EMEL, em parceria com Galp e a Câmara Municipal de Lisboa, inauguraram, no dia Mundial da Energia, o primeiro Piso de Estacionamento Eléctrico, no Parque de estacionamento do Chão do Loureiro, onde foram instalados 32 lugares dedicados ao carregamento de veículos eléctricos.



Ao nível de produção e poupança energética, foi ainda inaugurada a central foto voltaica que está instalada no topo do Parque de estacionamento e que produzirá energia para abastecer o próprio Parque. Com essa instalação e com um conjunto de medidas de poupança de energia, foi possível reduzir o consumo de energia do Parque em 40 a 50% do total de energia necessária para o Parque funcionar.

A cerimónia teve início com a intervenção do Dr. António Júlio de Almeida, Presidente da EMEL, seguida do Engo Manuel Ferreira de Oliveira, Presidente Executivo da Galp Energia e do Dr. António Costa, Presidente da Câmara de Lisboa.

A cerimónia contou ainda com a intervenção do Engo Tiago Farias, que entregou ao Dr. António Costa o prémio E- Visionary, atribuído à cidade de Lisboa, pela contínua promoção da mobilidade eléctrica e aposta na sustentabilidade da cidade.

O Parque do Chão do Loureiro é um Parque Multifuncional, que para além de estacionamento tem um conjunto de funcionalidades que o tornam muito especial. Entre essas funcionalidades, destacamos o supermercado Pingo Doce, os elevadores panorâmicos que facilitam a ligação pedonal entre a Baixa e o Castelo, as pinturas que decoram as paredes do Parque e ainda a esplanada que tem uma vista única sobre a cidade e onde será em breve aberto um restaurante.