19/09/2019

GIRA atinge dois milhões de viagens e abre sete estações

Gira ultrapassa dois milhões de viagens
Semana Europeia da Mobilidade
Novas estações GIRA



Para assinalar a Semana Europeia da Mobilidade, e num momento em que o número total de viagens realizadas ultrapassa os dois milhões, a rede GIRA Bicicletas de Lisboa abre hoje sete estações, passando, assim a dispor de 81 estações, que se traduzirá num acréscimo do número de bicicletas em operação.

ü   Alameda dos Oceanos / Passeio das Garças

ü   Av. 24 de Julho

ü   Praça da Figueira

ü   Rua da Mesquita / Universidade Nova de Lisboa

ü   Av. de Paris

ü   Entrecampos / Av. Forças Armadas

ü   Faculdade de Ciências

 

Com 18 mil passes ativos e uma rede que atualmente dispõe de 600 bicicletas, o sucesso das GIRA é uma realidade, comprovada pelas centenas pessoas que todos os dias pedalam nas ruas de Lisboa, sendo uma inspiração para que, cada vez mais, quem vive e trabalha na cidade opte pelos novos meios de micro mobilidade, mais benéficos para a saúde e mais sustentáveis.

A EMEL continuará a trabalhar para garantir o normal funcionamento do serviço e a abertura de outras estações já instaladas, pois acredita que a rede GIRA é uma peça essencial para a transformação do panorama da mobilidade em Lisboa, tendo trazido uma nova forma de acessibilidade e mobilidade, que facilita as deslocações utilitárias (emprego/universidade – casa) e permite maior conforto na articulação com os transportes públicos.

Em 2011, dados do Censos revelavam que a repartição modal da bicicleta nas viagens pendulares era de apenas 0,2%. Atualmente, com a expansão da rede ciclável, que em 2018 atingiu os 100 quilómetros, e a operação da GIRA, com 81 estações e cerca de 600 bicicletas partilhadas, a percentagem de repartição modal deste meio de micro mobilidade tem vindo a crescer consideravelmente, sendo a tendência para continuar a aumentar. De salientar que o objetivo do município é chegar aos 200 quilómetros de rede ciclável em 2021, na altura em que a cidade acolherá a conferência Internacional Velo-city.

A EMEL acredita que a rede GIRA dá um importante contributo ao trabalho que tem vindo a desenvolver para tornar a cidade mais organizada e segura para os cidadãos, e reforça a sua preocupação em ajudar a transformar Lisboa numa cidade com uma melhor qualidade de vida, mitigando os efeitos das alterações climáticas e promovendo os meios de mobilidade alternativos ao veículo automóvel particular.