EMEL inicia trabalhos nos bairros históricos do Castelo e Alfama
Intervenções em Zonas de Acesso Automóvel Condicionado
Intervenções em Zonas de Acesso Automóvel Condicionado
A EMEL inicia esta segunda-feira, 19 de janeiro de 2026, trabalhos de renovação de equipamentos nas entradas e saídas da Zona de Acesso Automóvel Condicionado do Bairro do Castelo, que se estenderão, uma semana depois, mais precisamente a 23 de janeiro de 2026, ao Bairro de Alfama.
As intervenções focam-se na recuperação de totens, repavimentação de vias, repintura de lugares de estacionamento e implementação de sinalização. Tudo de forma a garantir condições de segurança e conforto a quem reside, trabalha, ou visita, estas zonas emblemáticas da cidade.
Os trabalhos estendem-se aos seguintes arruamentos:
ZAAC Castelo
Entradas:
·Costa do Castelo
·Largo do Contador-Mor
·Largo do Menino de Deus
Saídas
·Costa do Castelo
·Rua de Santiago
·Calçada do Menino de Deus
ZAAC Alfama
Entradas
·Rua do Salvador
·Calçada de São Vicente
·Rua dos Remédios
·Rua do Barão
Saídas
·Rua das Escolas Gerais
·Largo Outeirinho da Amendoeira
·Rua dos Remédios
·Rua das Cruzes da Sé
A intensidade da circulação automóvel registada em Lisboa assume especial relevância nos Bairros Históricos. As características geográficas e demográficas destas zonas exigem atenção redobrada de forma a evitar o estacionamento desordenado de veículos e a garantir a segurança de todos. Facilitar o acesso a estes locais, sobretudo a veículos de socorro em caso de emergência, é uma das principais preocupações.
A EMEL foi mandatada para gerir a manutenção desta infraestrutura prioritária para a autarquia, prosseguindo uma política de mobilidade urbana simultaneamente coletiva, partilhada e sustentável.