03/06/2020

Dia Mundial da Bicicleta

GIRA comemora três milhões de viagens realizadas



No Dia Mundial da Bicicleta a rede GIRA comemora três milhões de viagens realizadas, numa altura em que as tendências apontam para um crescimento do uso da bicicleta, em Portugal e no Mundo, pelas suas características, que a tornam um dos meios de mobilidade mais seguros, saudáveis e amigos do ambiente.

 

A Rede de Bicicletas Partilhadas de Lisboa GIRA rola em Lisboa desde junho de 2017, estimando-se que tenha já permitido poupar 281 toneladas de CO2eq, contribuindo, assim, para uma melhoria considerável da qualidade do ar na cidade, tornando-a mais acessível, menos poluída, com menos ruído e menos stress, para residentes e para quem todos os dias se movimenta nas suas ruas.

 

Apesar de uma quebra na procura superior a 80 por cento, durante o mês de março, devido às essenciais medidas de distanciamento social impostas pela pandemia do Covid-19, o nível de utilização da GIRA tem vindo a acompanhar as tendências europeias de recuperação e crescimento, registando neste momento valores superiores a 4.000 viagens diárias.

 

Já no final de maio, a GIRA tinha 14.030 passes anuais ativos, mês durante o qual mais de 7.000 utilizadores distintos realizaram as quase 100 mil viagens registadas, isto é, 98.742. Aliás, este comportamento dos utilizadores da GIRA coincide com o aumento de ciclistas que, durante o mês de maio se verificou nas ruas da cidade, derivado das medidas progressivas de desconfinamento.  Nesse sentido, e para conhecer melhor as necessidades e hábitos de quem utiliza a bicicleta regularmente em Lisboa, assim como as barreiras e dificuldades ao seu uso frequente, a EMEL, enquanto responsável pela gestão, operação e manutenção da Rede de Bicicletas Partilhadas, está a realizar um inquérito durante o mês de junho, que pode ser respondido através do link:  https://tinyurl.com/habitosbicicletalx.

 

Entretanto, cumprindo a sua missão de serviço público que visa ajudar a transformar Lisboa numa cidade mais acessível e inclusiva, mitigando os efeitos das alterações climáticas e promovendo os meios de mobilidade alternativos ao veículo automóvel particular, a EMEL lançou dois concursos públicos nos últimos meses, para reforço e expansão da rede GIRA. O primeiro, no mês de março, para a aquisição de 1.500 bicicletas elétricas, que neste momento se encontra em avaliação das propostas que foram rececionadas até 26 de maio. Prevê-se que as bicicletas resultantes da avaliação das propostas, que irá ser feita durante o mês de junho, sejam entregues no primeiro trimestre de 2021. O segundo concurso, lançado em 27 de maio, prevê o fornecimento e instalação de 30 novas estações, devendo as propostas ser apresentadas até 9 de julho. A abertura das primeiras estações (cuja localização está em ainda em estudo), resultantes deste concurso, está prevista, também, para o primeiro trimestre de 2021.

 

Acreditando que a GIRA é cada vez mais uma peça essencial para a transformação do panorama da mobilidade em Lisboa, que as bicicletas são uma forma de acessibilidade e mobilidade facilitadora das deslocações utilitárias (emprego/universidade – casa), e pretendendo transmitir confiança e segurança a quem utiliza as bicicletas partilhadas da cidade, neste Dia Mundial da Bicicleta, e até 13 de junho, a EMEL está a oferecer aos utilizadores e utilizadoras da GIRA um kit com máscara e toalhetes desinfetantes, que permitem fazer viagens de bicicleta em Mais Segurança.

 

Declarações do Presidente da EMEL, Luís Natal Marques:

Como Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento que pretende contribuir efetivamente para uma melhoria da qualidade de vida em Lisboa,  compete-nos estar atentos às tendências da mobilidade, segui-las, adaptando-as à nossa realidade urbana, para que cada vez mais haja mais qualidade na vida do dia-a-dia de todos nós. É por isso que, cada vez mais, apostamos na GIRA, uma rede de bicicletas partilhadas que permite a residentes e a quem se movimenta na capital fazer as suas deslocações em segurança e sem stress, ao mesmo tempo que sabe estar a contribuir para um Planeta mais sustentável.