A Ponte Ciclopedonal do Trancão construída pela EMEL será porta de entrada da COP30 Bike Ride em Lisboa, a 1 de outubro, de onde seguirá em direção à Praça do Comércio, sala de visitas da capital, prosseguindo a jornada com paragens e atividades em vários concelhos. Destaque para a "Sessão EMEL”, a 2 de outubro, no Jardim de Inverno, Palácio dos Lilases, Lumiar, onde alguns os principais protagonistas desta aventura nos falarão da sua experiência. A despedida de Portugal terá também lugar na capital de onde a caravana partirá para o Brasil de veleiro.
A COP30 Bike Ride (pedalar e velejar) é uma jornada de bicicleta e navegação percorrida em regime de estafeta, entre o Azerbaijão, onde teve início a 10 de maio, e a cidade de Belém, no Brasil, onde decorrerá, entre 10 e 21 de novembro, a 30.ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), e onde os promotores desta iniciativa planeiam apresentar 10 propostas de políticas defensoras do uso da bicicleta a ser incluídas nos planos climáticos dos países representados.
Com partida em Hendaye, França, e final em Lisboa, o percurso europeu da COP Ryde Bike atravessa a Península Ibérica usando parte da EuroVelo 1, ou Rota da Costa Atlântica, percurso ciclável entre o norte da Noruega e o sul de Portugal, contando já no nosso país com mais de 920 quilómetros de extensão, ligando regiões e cidades costeiras.
A EMEL esteve representada na apresentação da etapa portuguesa da COP30 Bike Ride, a 3 de outubro, no espaço sede da CCDR de Lisboa e Vale do Tejo, pela administradora Rita Gonçalves, demonstrando, assim, o apoio desta entidade a esta iniciativa internacional com passagem por Lisboa, onde a bicicleta é destacada como fundamental à construção de um futuro mais equilibrado e ecologicamente sustentável.
Esta iniciativa está aberta a todos o que queiram participar.