10/10/2018

Inauguração das Escadinhas da Saúde

Sábado, dia 13 de Outubro às 12:00 com inicio Martim Moniz:
· Escadas rolantes a céu aberto facilitam acesso pedonal à Mouraria
· Presidente da CML, Presidente da EMEL e Presidente da Junta Freguesia de Santa Maria Maior inauguram Escadinhas da Saúde
· Novas Acessibilidades Suaves e Assistidas à Colina do Castelo

Lisboa, 12 de Outubro de 2018 – O Presidente da CML, Fernando Medina, o Presidente da EMEL, Luís Natal Marques e o Presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, Miguel Coelho vão inaugurar as Escadinhas da Saúde no Sábado, dia 13 de Outubro às 12:00.

Este é o primeiro troço do denominado de Percurso da Mouraria que faz parte do Plano Geral de Acessibilidades Suaves e Assistidas à Colina do Castelo, que vai da Praça do Martim Moniz ao Castelo.

Estas escadas rolantes a céu aberto vão facilitar a circulação pedonal nesta zona da cidade, ajudando a vencer sem esforço o desnível existente e a melhorar o dia a dia de quem vive e visita esta área.

Projetadas pelo Arqt. João Favilado Atelier Bugio, as Escadinhas da Saúde facilitam o acesso da Praça Martim Moniz à Rua Marquês Ponte de Lima, com uma extensão de 31,45 mts, um desnível de 12,80mts e uma inclinação de 27,3º.

Para o Presidente da EMEL, Luís Natal Marques: "Esta é mais uma intervenção da EMEL para promover a mobilidade suave em Lisboa e facilitar a deslocação pedonal na cidade. Pelas caraterísticas desta zona de Lisboa, a EMEL já havia construído os elevadores que facilitam a subida da Baixa ao Castelo e agora construiu o primeiro troço mecânico que facilita a ligação do Martim Moniz ao Castelo, que vai ser um apoio importante para residentes e turistas.”

Enquanto empresa responsável pela mobilidade na cidade de Lisboa, a EMEL tem vindo a desenvolver um conjunto de intervenções de reabilitação e de construção de meios mecânicos que facilitam a deslocação pedonal em áreas da cidade onde existem maiores desníveis. Como exemplos, referem-se os Elevadores da Rua Fanqueiros / R Madalena e do Chão do Loureiro que facilitam a ligação da Baixa ao Castelo; o da Rua Norberto Araújo junto às Portal do Sol; e o Elevador de Entre Campos que permite a passagem sobre a linha de comboio a alguém que tenha mobilidade reduzida. Em preparação de construção, estão ainda um elevador junto à Sé de Lisboa e o Funicular Graça que está em fase de lançamento curso.

No caso do Percurso da Mouraria, a EMEL desenvolveu a obra de construção do das Escadinhas da Saúde, que representou um investimento de cerca de 830 mil €.

Numa segunda fase, este percurso será complementado por mais dois troços, sendo um pedonal e outro mecânico e vão permitir um fácil acesso entre o Martim Moniz e o interior do Castelo de São Jorge.

Sobre a EMEL

A EMEL – Empresa Pública Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa, E.E.M. tem como missão a gestão da mobilidade e do estacionamento em Lisboa, através da gestão e fiscalização de lugares na via pública, de parques e de Bairros Históricos.

A sua atuação visa a melhoria da acessibilidade e estacionamento na cidade de Lisboa, garantindo a segurança e qualidade da mobilidade urbana. Nesse sentido, tem desenvolvido um conjunto de ações de sensibilização, bem como introduzido diferentes soluções inovadoras de mobilidade e gestão do estacionamento.

De forma resumida, algumas das principais ações da EMEL podem ser consultadas em:https://www.emel.pt/pt/a-emel/do-estacionamento-a-gestao-da-mobilidade/