15/10/2015

EMEL lança concurso para implementação de um sistema de Bicicletas Públicas Partilhadas (SBPP)

No âmbito da promoção da mobilidade ciclável, partilhada e sustentável, a EMEL acaba de publicar o concurso público para a implementação na cidade de Lisboa de um Sistema de Bicicletas Públicas Partilhadas (SBPP).

EMEL lança concurso para implementação de um sistema de Bicicletas Públicas Partilhadas (SBPP)

Lisboa, 15 de Outubro de 2015

No âmbito da promoção da mobilidade ciclável, partilhada e sustentável, a EMEL acaba de publicar o concurso público para a implementação na cidade de Lisboa de um Sistema de Bicicletas Públicas Partilhadas (SBPP).

O concurso agora publicado pretende identificar e contratar a empresa que vai fornecer e instalar toda a parte física do sistema, nomeadamente as 1.400 bicicletas e as 140 estações que estarão espalhadas em zonas estratégicas ao longo da cidade de Lisboa. A empresa seleccionada ficará ainda responsável pela gestão operacional do SBPP, incluindo a sua manutenção e logística operacional ao longo de 8 anos.

As receitas provenientes da utilização do sistema (bilhética) e da publicidade não são titularidade do adjudicatário.

O concurso com um valor base de cerca 29 milhões de euros (a que corresponde um valor de cerca de 3.5 milhões de euros/ano) contempla o fornecimento das 1400 bicicletas, 140 estações e respectivas docas, bem como a sua instalação, manutenção e a operação (reposicionamento das bicicletas nas várias estações) de todo o sistema durante 8 anos. Neste valor está ainda incluído a possibilidade de alguma expansão do número de bicicletas e estações durante os 8 anos de operação do SBPP.

Como as receitas provenientes da utilização do sistema (bilhética) e da publicidade não são titularidade do adjudicatário, o encargo líquido que a EMEL vai suportar com a disponibilização do sistema será consideravelmente inferior ao valor base do concurso agora lançado.

Tal como acontece na esmagadora maioria, ou mesmo totalidade, dos sistemas de bicicletas públicas partilhadas, as receitas provenientes dos utilizadores (bilhética) não cobrem os custos de investimento e operação do sistema. Daí que muitas cidades recorram à publicidade e/ou às receitas provenientes do estacionamento para financiar a oferta desta forma de transporte público que são as bicicletas públicas partilhadas.

A experiência de cidades que implementaram sistemas de bicicletas públicas partilhadas dão conta dos seguintes impactos:

· Redução do congestionamento de tráfego

· Oferta duma alternativa de transporte flexível e barata que, para além de facilitar a mobilidade, reduz a respectiva factura

· Melhoria da saúde pública

· Melhoria da qualidade do ar

A EMEL assegurará ainda em conjunto com a CML todo o planeamento da rede e tarifário do SBPP, a sua evolução ao longo do tempo e a integração com outras soluções tecnológicas que contribuam para melhorar a mobilidade na cidade.

Logo que seja conhecida a proposta que vier a ser seleccionada, será divulgada informação complementar sobre o SBPP de Lisboa.

Sobre a EMEL

A EMEL – Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa, E.M. S.A., tem como missão a resolução do problema de estacionamento de Lisboa, facilitando a mobilidade e proporcionando melhor qualidade de vida a residentes e visitantes.

Nesse sentido, tem desenvolvido um conjunto de acções de sensibilização, bem como introduzido diferentes soluções inovadoras de mobilidade e gestão do estacionamento.

O relatório e Contas de 2014 da empresa poderá ser consultado em http://www.emel.pt/pt/informacao_financeira/