02/02/2024

EMEL constrói nova ciclovia na Ameixoeira

A EMEL iniciará na segunda-feira, dia 5 de fevereiro, a empreitada de construção da ciclovia da Estrada do Desvio, na Ameixoeira.

EMEL constrói nova ciclovia na Ameixoeira

Esta nova ciclovia vai ligar as já existentes que ligam a Rua Alexandre Ferreira ao Parque Urbano do Vale da Ameixoeira, tornando contínua a mobilidade entre as freguesias de Santa Clara e do Lumiar até ao Campo Grande, acrescentando 1,7 km à rede de ciclovias na cidade de Lisboa.

Esta obra da Estrada do Desvio, terá ainda impactos na rua Alexandre Ferreira, Rua Comandante Fontoura da Costa e na Rua Professor José Pinto Correia, irá também contribuir para a melhoria da acessibilidade às passadeiras e sinalização rodoviária, bem como reorganizar o espaço de estacionamento aumentando a oferta dos atuais 73 lugares para os futuros 104 lugares.

intervenção, corresponde a um investimento de 317 482,76€, acompanha os objetivos definidos pela Câmara Municipal de Lisboa e decorre das Grandes Opções do Plano 2023-2027.

De recordar que desde 2018 a EMEL foi responsável pela criação de aproximadamente 46 km de ciclovias na cidade de Lisboa.

"É objetivo da EMEL que até ao final de 2024, as estações da rede GIRA se alarguem a todas as freguesias da cidade de Lisboa, de modo que qualquer utilizador se encontre a menos de 10 minutos a pé de uma estação. Estes objetivos são ambiciosos não basta proclamá-los, é necessário criar as condições físicas para que as pessoas possam de facto usar a bicicleta como meio de transporte alternativo, com mais conforto e maior segurança. Este novo troço é mais uma etapa na concretização desses objetivos” afirma Carlos Silva, Presidente da EMEL.