TINNGO

TRANSPORT, INNOVATION, GENDER OBSERVATORY

O TInnGO foi um projeto de investigação que decorreu entre dezembro de 2018 e novembro de 2021 com o objetivo de promover a inclusão da perspetiva de género (gender mainstreaming) e diversidade no desenvolvimento de políticas e medidas de mobilidade.


O projeto incluiu a criação de um Observatório Europeu para questões de género nos transportes constituído por uma rede de 10 hubs nacionais: Reino Unido, Espanha, Portugal, Itália, Escandinávia, Grécia, França, Alemanha, Roménia e Países Bálticos. O Observatório tem como propósito reunir conhecimento sobre diferenças de género no acesso e uso de transportes, e disponibilizar casos de estudo que procuram incentivar a adoção de soluções de mobilidade sensíveis ao género e diversidade.


A EMEL, enquanto parceira do projeto, foi responsável por desenvolver conhecimento sobre fatores de desigualdade de género no acesso e utilização da bicicleta em Lisboa através de uma metodologia centrada nas pessoas, com objetivo de cocriar um plano de ação com vista à redução da diferença de género na utilização de bicicletas GIRA. O trabalho desenvolvido também contemplou a definição de um conjunto de indicadores para informar o observatório local.


Este projeto beneficiou de financiamento do Programa-Quadro de Investigação e Inovação Horizonte 2020 da União Europeia ao abrigo da convenção de subvenção n.º 824349.