PRR Acessibilidades 360 – Edifício-sede da EMEL [Projeto em Curso]

O edifício-sede, situado no Palacete da Quinta dos Lilases, no Lumiar, é datado de 1886. Sendo um edifício histórico, a sua atual configuração, com quatro grandes espaços edificados, apresenta limitações ao nível da acessibilidade atualmente exigida para garantir a igualdade de utilização por todas as pessoas. A existência de barreiras arquitetónicas como escadas, desníveis e entradas estreitas, condiciona o acesso de pessoas com deficiência ou incapacidade motora e visual.

A EMEL propôs uma intervenção que permite adaptar o edifício-sede às exigências legais atuais de acessibilidade, preservando simultaneamente o seu valor patrimonial e assegurando que a sua função pública seja exercida num espaço com melhores condições de acessibilidade para a população trabalhadora e visitantes, incluindo pessoas com mobilidade reduzida, seja permanente ou temporária.

Esse compromisso reforça a dedicação da EMEL à promoção de uma cultura mais inclusiva, equitativa e indiscriminada para todas as pessoas.

O projeto decorre ao longo do ano de 2025, com previsão de conclusão em dezembro do mesmo ano.

O projeto tem um investimento total de 28.434,20€ com a comparticipação do PRR de 13.000,00€

Para mais informações contactar: projetos@emel.pt