Zonas de Acesso Automóvel Condicionado

Prioridade às Pessoas protegendo a História

O centro de controlo operacional da EMEL assegura remotamente, 24 horas por dia e 365 dias por ano, todos os acessos aos Bairros Historicos.



O aumento da circulação automóvel em Lisboa nos últimos anos assumiu especial relevância nos Bairros Históricos, onde as características geográficas e demográficas contribuíram para o estacionamento desordenado de veículos, comprometendo a segurança dos residentes, dos comerciantes locais e dos visitantes, sobretudo no que respeita à pronta acessibilidade de veículos de socorro em caso de sinistro.

No sentido de encontrar uma solução para estes problemas e por indicação da Câmara Municipal de Lisboa, a EMEL procedeu ao condicionamento do trânsito, nomeadamente no Bairro Alto, em Alfama, em Santa Catarina/Bica e no Castelo.

Para garantir os níveis de segurança pretendidos e a eficaz gestão de acessos e estacionamento, o condicionamento do acesso e do estacionamento, implicou a adopção de medidas de restrição e redução da circulação automóvel, dando origem às Zonas de Acesso Automóvel Condicionado.

O principal objectivo desta medida é proporcionar o aumento das condições de segurança, bem como a requalificação urbana destes Bairros, através da regulação do acesso, da criação de estacionamento e do desenvolvimento de projectos que devolvam as ruas dos Bairros históricos às pessoas.