Depois de um período de testes a EMEL concluiu que o Kangoo Z.E. se adapta às necessidades da frota constituindo, para além disso, uma solução com custos de utilização mais reduzidos e ambientalmente mais responsável. Os Kangoo Z.E. serão utilizados diariamente na manutenção de espaços e equipamentos e na colecta.
A EMEL integra o projecto europeu FREVUE que testará a utilização de veículos eléctricos na área logística e é também neste âmbito que concretiza a aquisição desta primeira frota, em Portugal, de veículos Comerciais Ligeiros Zero Emissões.
Para António Julio de Almeida, Presidente da Emel, "o Programa FREVUE é uma oportunidade muito interessante para incluir veículos eléctricos na frota EMEL, para testar a sua eficácia para as nossas funções operacionais e para desenvolver a progressiva renovação da frota, que deve ter em conta critérios ambientais, de eficiência e de custo de utilização. Acredito que estes novos veículos eléctricos vão responder com eficácia às nossas necessidades logísticas de mobilidade e que vão servir de exemplo para a adopção deste género de soluções mais amigas do ambiente por parte de outras empresas nacionais e europeias”
Para Xavier Martinet, Administrador-Delegado da Renault Portugal, SA, "esta frota da EMEL é mais um passo no sentido do desenvolvimento da mobilidade eléctrica. Para a Renault o desenvolvimento de uma mobilidade cada vez mais sustentável é um dos objectivos nucleares da empresa e a mobilidade eléctrica é o coração desta estratégia. Esta aquisição por parte da EMEL prova que é possível compatibilizar a oferta Zero Emissões com as necessidades diárias, e de utilização intensiva, de empresas e, nomeadamente de operadores logísticos”.
A entrega formal desta pequena frota eléctrica foi realizada no Parque do Chão do Loureiro em Lisboa por Xavier Martinet Administrador-Delegado da Renault Portugal tendo sido a Emel representada pelo seu Presidente, Drº António Julio de Almeida.
O Parque de estacionamento do Chão do Loureiro é um Parque multifuncional da Emel, que entre várias outras valências, tem um piso dedicado a veículos eléctricos, onde todos os lugares estão equipados com um ponto de carregamento eléctrico.
Sobre o FREVUEO projecto FREVUE envolve um consórcio com Autoridades, Indústria e Universidades de 8 Estados Membros da União Europeia, que pretende demonstrar soluções logísticas com a aplicação do veículo eléctrico para optimização da eficiência logística urbana e para melhoraria da gestão do fluxo de transporte e redução do impacto ambiental em áreas urbanas. Lisboa é uma das 8 cidades eleitas para acolher este projecto, liderado por Londres, e que conta com a participação de Madrid, Estocolmo, Oslo, Roterdão, Amesterdão e Milão. Cada cidade terá programas específicos na área da mobilidade urbana e logística com utilização de veículos eléctricos, permitindo a troca de conhecimentos e experiências entre as cidades parceiras.
Este projecto foi seleccionado pela Comissão Europeia, em competição com outros consórcios internacionais, no âmbito do Sétimo Programa-Quadro de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (7.º PQ).
O teste em Lisboa será desenvolvido pela Emel, CTT e CML que adquirem veículos neste âmbito para testar no seu trabalho regular na área logística da cidade.
http://frevue.eu