Mobilidade Partilhada

A EMEL está empenhada na melhoria da mobilidade na cidade de Lisboa através da promoção de meios de transporte que permitam reduzir a dependência do uso automóvel, incentivado soluções de car sharing, com o uso de veículos amigos do ambiente.

Em substituição ou como complemento da propriedade de veículos, as soluções de mobilidade partilhada são sem duvida alternativas que cada vez mais fazem sentido nas cidades e sociedades modernas.

A EMEL tem acompanhado com interesse e proximidade os diferentes projetos que têm surgido em Lisboa e que de forma crescente se vão apresentando como uma alternativa ao transporte individual.

Como incentivo a apoio aos diferentes projetos de mobilidade partilhada, criou o Dístico de Mobilidade que permite o estacionamento de veículos que sejam utilizados de forma partilhada e sejam disponibilizados através de uma das empresas que oferece este sistema em Lisboa.

Tendo um maior número de utilizadores e utilizações que os veículos individuais, são um contributo para a redução do trânsito e poluição nas cidades.

Em paralelo com o acompanhamento das diferentes formas de mobilidade partilhada que têm vindo a ser implementadas, a EMEL apostou na implementação de um sistema de bicicletas partilhadas que já começou a ser instalado em Lisboa e que se pretende seja um complemento ao transporte público em Lisboa.

O projeto de bicicletas partilhadas foi batisado de Gira. Bicicletas de Lisboa e pode ser conhecido em mais detalhe em www.gira-bicicletasdelisboa.pt

Da parte da EMEL, enquanto Empresa Municipal de Mobilidade de Lisboa, fica o compromisso de continuarmos a trabalhar para oferecer novas soluções de mobilidade que cada vez mais garantam uma melhor cidade.


Dístico de Mobilidade

Para deslocações mais ecológicas, inteligentes, simples e económicas, a EMEL está a desenvolver um Dístico de Mobilidade, destinado a empresas de Carsharing.

O Dístico de Mobilidade, ainda em fase de implementação, poderá ser atribuído a veículos de empresas dedicadas à actividade de Carsharing, de prestação de serviços de organização e aluguer de veículos, visando e promovendo a partilha de veículos por períodos de curta duração, para quem quer poupar sem deixar de se deslocar.

Com este Dístico pode estacionar em todas as Zonas de Estacionamento de Duração Limitada, sem limite de tempo, mediante o pagamento de uma tarifa mensal.

As Pessoas colectivas poderão solicitar a atribuição do Dístico de Mobilidade, para os veículos dedicados à actividade de Carsharing, desde que sejam:

  • Proprietária do Veículo automóvel, adquirentes com reserva de propriedade, locatárias em regime de locação financeira ou em aluguer do respectivo veículo.
Para mais informações contacte-nos